15ª Prova – Carregado – Circuito Campera Karting (A)

Esta foi provavelmente, a melhor corrida do ano.

Quando era suposto fazerem-se 2 provas, devido ao elevado nº de “potenciais interessados” em Julho e Agosto, acabou por se fazer apenas uma. “Cortaram-se” nada mais nada menos que 9 equipas à última da hora (santo deus).

Com uma grande promessa de prova, os 17 pilotos iniciais agruparam os seus veículos.

Esta tendência (cada vez mais habitual), leva-nos muito seriamente a ponderar o relançamento do Troféu para o ano 2012, o que será uma pena.

Lamentos há parte, a “batalha” pelos melhores tempos dos treinos desde logo ficou restrita a apenas 4 equipas. Liztrêz 2, DAVILAR, GDBP e Karters Team, ocuparam assim os 4 primeiros lugares, deixando a AJ Evolution Team no 5º posto e a CORTEAM a seu lado. Atrás destes, a CORTEAM Junior Racing conseguiu aqui uma das suas melhores posições do ano deixando a cineteka.com com o 8º tempo. Longe dos habituais lugares da frente, a Paulo & Nelson Racing Team e Os Metralhas ocuparam a 5ª grelha de partida. Péssimos os treinos por parte da BS, Team PJ, Liztrêz e Imporgo, só conseguindo do 11º ao 14º lugar respectivamente. Ainda de realçar o retorno da Maranello com um “desastroso” 15º lugar e dos Kartolas com o 16º. Realce ainda (a título de agradecimento) para a equipa Nóstravamos, que provavelmente teve até agora o nome mais original e divertido da Nacional kart. Apresentou-se com o estreante Gustav Nilsson e logo alguns “nostálgicos” se lembraram do distante ano 1977 e do saudoso piloto Sueco da Lotus (Gunnar Nilsson).

Treinos: 1º Liztrêz 2 (47.222s.), 2º DAVILAR (47.388s.) e 3º G D B P (47.430s.)

Tempos dos treinos

Foi grande a discussão por posições na parte inicial da prova e nem todas foram na frente da mesma.

15ª prova

Durante algumas voltas após a partida, parecia que Paulo Leitão (DAVILAR) se estava a poupar e a evitar passar Pedro Gregório (Liztrêz 2). Sofrendo uma intensa pressão por parte de Pedro Reis (Karters Team), André Caiado (AJ Evolution Team) e, o ainda doente mas em recuperação, Ricardo Tasso (GDBP), Paulo Leitão decidiu arriscar e após passar Pedro Gregório, começou rapidamente a afastar-se, deixando Pedro, entregue “aos lobos”.

Mais atrás, Gonçalo Peres (cineteka.com), deixou-se adormecer no começo da prova e viu-se na difícil discussão directa com Fabio Costa (CORTEAM Junior Racing), ficando ainda retido atrás de Luis Coração (CORTEAM). Estes dois pormenores, foram suficientes para que na 3ª volta, houvesse já, uma diferença de 3 segundos para o 5º classificado, no entanto a sua recuperação começou a ser rapidamente notada.

Neste 2º pelotão, Ruben Costa (Paulo & Nelson Racing Team) também “provou” o difícil que começa a ser, discutir posições com o seu irmão Fábio mas, pressionado por João Faria (Os Metralhas) e ainda mais por Paulo Viegas (Team PJ), teve que arriscar e tentar “ir embora”. Este ultimo, fez uma corrida excelente e no meio da sua prova conseguiu obter a melhor volta da corrida e mantê-la inalterada até ao fim (bravo Paulo).

Ao atrasar ao máximo a sua paragem nas boxes, a cineteka.com (7) conseguiu chegar-se à Liztrêz 2 (20).

Lá na frente, Gonçalo Peres atrasou a sua entrada nas boxes e aproveitou as voltas a mais para tentar aproximar-se do 1º lugar. Entrou atrás de Carlos Martins (DAVILAR) e após passá-lo, encostou-se em Pedro Gregório, passando os dois, todo o resto da prova em constantes ultrapassagens (chegaram a ser três por volta).

Mais atrás, era a vez de Miguel Boucinha (GDBP) voar baixinho e sendo o mais rápido em pista, não deixou por muito tempo a garantia do 3º posto (se houvesse mais 3 voltas, seria o 1º).

Paulo Patricio (Karters Team), não conseguiu segurar João Saramago (AJ Evolution Team) que acabou a prova a pressionar fortemente Carlos Martins na luta para o 4º lugar.

Péssimas provas para a BS, CORTEAM e Liztrêz a conseguirem apenas os 11º, 13º e 14º lugares respectivamente, assim como o regresso dos Kartolas que embora se afastassem do fundo da tabela, não foram além do 12º lugar. Boa a recuperação da Maranello que embora partisse da 15ª posição, acabou em 10º lugar.

Excelente disputa pelo 3º lugar na prova, opôs a DAVILAR (15), GDBP (19), Karters Team (5) e AJ Evolution Team (13).

Nota final: Quando todos esperavam que Pedro Gregório fosse receber mais uma “bandeirada do Boavista”, Pedro presenteou-nos com um “golpe de teatro” e levantando o pé, ofereceu a vitória à cineteka.com.

Foi um gesto cavalheiresco que já não se vê muito, premiando assim os dois pilotos que mereciam ganhar, (tal foi o espectáculo que nos ofereceram).

Na 15ª prova: 1º cineteka.com, 2º Liztrêz 2 e 3º G.D.B.P.

Tempos da 15ª prova

Esta entrada foi publicada em 14º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.