1ª Prova do 9º Troféu Nacional Kart

Carregado [Kartodromo do Campera (A)]

… Excelente estreia da AJM II, no retorno do “Troféu”.

Ausente do panorama da Nacional Kart desde 7 de Outubro de 2007, o Troféu está de volta. Criado em 2000 com o intuito de ser uma escola de pilotos, o Troféu Nacional Kart tenta juntar na mesma prova, os pilotos menos experientes, com os pilotos mais experientes que não têm tão grande ritmo competitivo como os colegas do Campeonato. O que se pretende, é que estes últimos “ajudem” os menos experientes a evoluir de uma forma que não os desmotive.

Neste 1º dia de provas do ano, 14 equipas estiveram presentes à partida e dessas só 6 se poderia dizer que tinham experiencia competitiva no Karting Amador.

Nos treinos cronometrados, coube à AJM II, a honra de partir da Pole Position, no entanto a segunda classificada, Gaspar Racing Team, ficara só à distância de 0,013s. No 3º posto, partia a Scuderia Neves, tendo a seu lado a Cake Productions.

Desde 2007 que a Nacional Kart não assistia a uma partida do Troféu.

A 3ª grelha de partida, era dividida por 2 equipas que estiveram presentes no último Troféu realizado, Os Radicais obtiveram a 5ª posição, seguidos da JF Amadora.

A 4ª grelha de partida era composta pela GDCT Unicre 2 e pela Re_Born, tendo atrás destas a presença da GDCT Unicre 3 e dos Joões.

Para os pilotos estreantes que não conseguiram obter resultados de realce, não esmoreçam. Esta pista é muito técnica e, à imagem de Odivelas, quem anda bem aqui anda bem em qualquer outra. Para se ganhar um segundo no Campera é preciso muito treino e as boas voltas virão com o tempo.

Treinos: 1º AJM II (47.699s.), 2º Gaspar Racing Team (47.712s.) e 3º Scuderia Neves (47.358s.)

Treinos_Troféu

1ª Prova

Após a partida Luis Gaspar (Gaspar Racing Team), saiu melhor que Armando Santos (AJM II) e acabaram por ser os dominadores desta parte inicial da prova, com Francisco Rodrigues (Cake Productions) no seu encalço. Mais atrás Paulo Campos (Os Radicais) era surpreendido por Joaquim Cavaco (JF Amadora), Gustavo Neves (Scuderia Neves), e João Geadas (GDCT Unicre 2) e perante um cenário de congestionamento de transito, antecipou a sua paragem nas boxes logo na 3ª volta.

Embora menos experientes, os pilotos participantes mantiveram uma postura bastante competitiva.

Mais atrás, Paulo Santos (GDCT Unicre 3), tentava “safar-se” de João Filipe Vasconcelos (Os Joões) de José Ruivo (Re-Born) e de José Meira da Pardelhas Team.

Nem no Troféu, a JF Amadora se consegue livrar do “azar” e à passagem da 15ª volta, Joaquim Cavaco viu-se apenas com 3 rodas o que o fez perder bastante tempo. Com as trocas de pilotos, logo se notou outros andamentos pois a maioria das equipas não tem ainda os seus ritmos certos e assim sendo, a entrada de Miguel Gaspar (Gaspar Racing Team) permitiu aumentar o distanciamento de Armando Santos. Rui Neves manteve confortavelmente a sua Scuderia Neves no 4º lugar, enquanto Renato Cardoso (GDCT Unicre 2) cortava a meta na 5ª posição.

A JF Amadora (17), mantém a tendencia habitual (desta vez foi um pneu a saltar).

A insistência de Bruno Rodrigues da Expopneu – BR, ditou os seus resultados em corrida pois para quem sai da última posição, não conhece a pista e corre sozinho a posição alcançada é motivante. Para a TECCI, esta não foi a melhor estreia, pois Valter Campos já tem uma certa rodagem em resistências, mas o desconhecimento da pista e a inexperiência de Amad Hafez ditaram um resultado muito longe do que a equipa pode fazer, temos a certeza que em Almeirim será diferente. Quanto à equipa Diplomáticos, tanto António como Raúl Marquez se portaram como o nome indica “Diplomáticamente”.

Os Radicais (19) estão de volta às pistas após 4 anos de ausencia. Para OS Joões (10) as coisas poderiam ter corrido melhor.

Próxima pista, Almeirim. Muito técnica mas num estilo diferente, até lá.

Na 1ª prova: 1º AJM II, 2º Gaspar Racing Team e 3º Os Radicais.

Corrida_Troféu

Esta entrada foi publicada em 9º Troféu Nacional Kart. ligação permanente.