2ª Prova do 10º Troféu Nacional Kart

Kartódromo dos Milagres [Leiria * Circuito D (A)]

… Domínio das equipas do Clube OGMA.

Com um nº de equipas inscritas inferior a 10, o esquema da prova foi alterado, como está previsto no regulamento específico. Assim sendo, fez-se 8 minutos de treinos seguidos de 30 minutos de prova, as equipas foram assim separadas e foi-lhes acrescentada as iniciais dos pilotos. Com um traçado muito pouco habitual, os pilotos levaram algum tempo a apanhar as “manhas” do mesmo e assim coube a Ricardo Costa do Clube Ogma 1 o privilégio de sair da frente. A seu lado, partia o seu colega do Clube OGMA 2, André Marques, tendo atrás deles a companhia do jovem Miguel António Gaspar da Sem Stress e de José Lobo da Senna Team. Nuno Graça do Clube OGMA 2, liderava a 3ª grelha de partida na frente de Jorge Gaspar da Sem Stress, de Fábio Simões da Imparável Racing Team e de José Correia do Clube OGMA 1. Péssima foi a prestação da equipa Campeã em titulo, com Paulo Campos a conseguir colocar o Team Radicais apenas na 9ª posição. Também para esquecer, foram os treinos por parte dos irmãos Lima, a conseguirem ser apenas 10º e 11º colocados na grelha.

Treinos: 1º Clube OGMA 1/RC (54.290s.), 2º Clube OGMA 2/AM (54.297s.) e 3º Sem Stress AG (54.409s.)

Tempos_T_Treinos EQ

Após ser dada a partida, a discussão de posições foi intensa, com José Correia do Clube OGMA 1 a conseguir rapidamente “galgar” posições e posicionar-se em 3º lugar atrás de Ricardo Costa (Clube OGMA 2) e de Nuno Graça também do Clube OGMA 2.

Foi intensa a partida para esta 2ª prova, com os pilotos a tentarem obter as melhores posições logo de inicio.

Foi intensa a partida para esta 2ª prova, com os pilotos a tentarem obter as melhores posições logo de inicio.

Enquanto André Marques (Clube OGMA 1) se atrasava cada vez mais, Mário Lima (Dinamik Team 1/M), fazia uma grande recuperação e ascendia ao 4º posto. Miguel António Gaspar (Sem Stress), estava a ir muito bem, aguentando muito bem a pressão de pilotos com mais experiencia mas, à passagem da volta 4º, teve uma saída de pista que lhe custou muito tempo. Também senhor de um grande arranque, José Lobo (Senna Team), também começou rapidamente a ascender na classificação, passando vários adversários no arranque, infelizmente um “pião” logo na 1ª volta, enviou-o para o fundo da classificação. Com o aproximar do meio da prova, as posições estavam a ficar mais definidas, com Nuno Graça a dominar, frente a José Correia. Entretanto, André Marques aproximara-se de Ricardo Costa e enquanto os dois se “entretinham” um com o outro, Paulo Campos e Jorge Gaspar (Sem Stress), aproveitaram-se da sua “luta” para ascenderem aos 3º e 4º lugares. Mais atrás, também se acentuava a “luta” entre João Lima (Dinamik Team) e Bruno Rodrigues (BR 600). José Lobo, qual fénix renascida, começou a andar cada vez mais rápido e após se “desembaraçar” dos seus mais diretos adversários, encostou-se em Paulo Campos e não demorou muito a passa-lo.

A excelente prova de José Lobo (10), poderia ter sido melhor. No entanto, a obtenção da melhor volta, compensou os "azares".

A excelente prova de José Lobo (10), poderia ter sido melhor. No entanto, a obtenção da melhor volta, compensou os “azares”.

Infelizmente, para si, à passagem da volta 28, um novo “pião” cobraria mais uma vez o seu preço e tornava a enviá-lo para trás. Paulo Campos ficava assim fortemente pressionado por Jorge Gaspar, que por sua vez era “atormentado” por André Marques. Já mais perto do final da prova, José Correia acabou por passar o seu mais direto adversário e assim conquistou a sua primeira vitória na Nacional Kart.

Dominio absoluto das equipas do Clube OGMA. Nuno Graça (12) terminaria em 2º e José Correia (16) venceria a prova.

Domínio absoluto das equipas do Clube OGMA. Nuno Graça (12) terminaria em 2º e José Correia (16) venceria a prova.

Menos boa, acabou por ser a posição de Ricardo Costa, pois para quem sai da Pole Position, espera-se que pelo menos, dê “luta”. Continua a aprendizagem de Luis Tavares (Tavares Team), a obter desta vez, uns tempos mais perto do que se espera e no fim da prova, Luis comentou a diferença que a competição de Karting tem para a competição Automóvel.

Na 1ª prova: 1º Clube OGMA 1/JC, 2º Clube OGMA 2/NG e 3º Team Os Radicais.

Tempos_T_Corrida EQ

Filme da prova realizado por Diogo Tavares (Tigris Racing)

Esta entrada foi publicada em 10º Troféu Nacional Kart. ligação permanente.