9ª Prova do 16º Campeonato Nacional Kart

Kartódromo de Palmela [Circuito KIP (A)]

…”Pequenos Atalhos” estreia-se a ganhar.

Nunca em 16 edições do Campeonato, se tinha atingido um número tão grande de equipas participantes. Desta vez, foram 23 e se no passado já se tinha atingido um número superior de 27 karts em prova, só 13 destes estavam a disputar o Campeonato.

Todas juntas para o mesmo objetivo, coube à equipa Pequenos atalhos, a honra de partir da Pole Position, tendo-se superado à AJM II Informática por 0,251s. Atrás delas, a Racing Team 2 tinha obtido um excelente 3º lugar, no entanto ao ser detetado peso irregular, esse lugar ficou em aberto na grelha. No 4º posto, ficava a Fit Rio de Mouro/Go Inside Sport tendo atrás de si, a Karters Team e o Clube Banif BS.

A transportadora do “maldito calhau” Clã Conceição, conseguiria o 7º lugar da grelha, sendo acompanhada pelo Clube Banif GCS. Para fechar o “top-ten”, a Importo conseguia superiorizar-se à Tigris Racing por apenas 0,051s. De realçar a entrada de duas novas equipas, a AON a conseguir o 14º posto na partida e os Turbinados com o 18º. Treinos para esquecer, foram os da equipa Dê Cê (20º lugar), do Praticante (21º) e principalmente da equipa que lidera o evento, Racing Aces a não conseguir fugir ao lugar de “lanterna vermelha” (há dias assim).

Treinos: 1º Pequenos Atalhos (1,04.649s.), 2º AJM II Informática (1,04.900s.) e 3º Fit Rio de Mouro/Go Inside Sport (1,05.070s.)

Treinos_C_Palmela

Com uma partida fulgurante, Diogo Lopes (Pequenos Atalhos), assenhorou-se logo da 1ª posição, enquanto Fábio Santos (AJM II Informatica), era suplantado por Miguel Neto (Fit Rio de Mouro/Go Inside Team), André Caiado (Karters Team) e Ruben Conceição. Este último, foi mesmo uma “pedra no sapato” para Fábio, tendo levado algum tempo para se livrar do piloto do Clã Conceição e perdendo assim o contacto com o trio da frente.

Os "três do costume" dominaram toda a 1ª parte da prova. Diogo Lopes (5), Miguel Neto (16) e André Caiado (15).

Os “três do costume” dominaram toda a 1ª parte da prova. Diogo Lopes (5), Miguel Neto (16) e André Caiado (15).

Quanto a esses, a entreajuda entre eles, levou a que se distanciassem cada vez mais do pelotão perseguidor e assim, deixaram aos colegas a incumbência da decisão da vitória. Grande partida foi feita por parte de Luis Sequeira (Clube Banif GCS), conseguindo mesmo suplantar o “colega” Nuno Serrão (Clube Banif BS) e mantendo-se na frente de Diogo Sustelo (Imporgo) e de Diogo Constante (Fabicla) que à imagem de Luis Sequeira, também fizeram uma largada excelente. Infelizmente, à passagem da volta 11, Diogo Constante, viu-se na obrigação de trocar de veículo. Antes dele, também Diogo Topa (Fit Carcavelos Racing Team) tinha tido uma situação parecida e com uma perca de andamento notória, veria o seu kart trocado logo na 7ª volta.

Fábio Santos (21), perdeu algum tempo na trazeira de Rubên Conceição (20), no entanto, a sua regularidade levou-o a obter um bom resultado.

Fábio Santos (21), perdeu algum tempo na traseira de Rúben Conceição (20), no entanto, a sua regularidade levou-o a obter um bom resultado.

Mais atrás, a “luta” era bastante renhida e foi Augusto Correia (O Praticante) que mais deu nas vistas ao “pular” dos últimos lugares para a liderança do 2º pelotão. Nota ainda para a recuperação de Bernardo Ferreira (Racing Team 2) que pulou do último lugar e a meio da prova já seguia em 10º.

Com as trocas de pilotos, Miguel Patrício (Karters Team), rapidamente se apercebeu que não tinha andamento para Carlos Ferreira (Pequenos Atalhos) e assim, preocupou-se em fugir a Filipe Martins (Fit Rio de Mouro/Go Inside Team). Este último, acabaria por não se conseguir defender de Fábio Santos, que senhor de grande regularidade, o “apanharia”, colocando assim a sua AJM II Informática no 3º lugar, na penúltima volta da corrida. Excelente acabou por ser o resultado de Diogo Sustelo a conseguir ser o 5º finalista e também da Racing Team 1 a subirem 9 lugares na classificação e a terminarem em 6º lugar. Para a Racing Aces, esta foi uma autêntica “travessia do deserto”, no entanto, para quem parte de ultimo e consegue ascender ao 8º lugar final é um excelente resultado.

Excelente o arranque de Luis Sequeira (14), a manter-se na frente de Nuno Serrão (25), Diogo Sustelo (8) e Diogo Constante (10).

Excelente o arranque de Luís Sequeira (14), a manter-se na frente de Nuno Serrão (25), Diogo Sustelo (8) e Diogo Constante (10).

Essa postura, parece ter surtido efeito em João Sarmento, pois contrariando o seu péssimo lugar na grelha, acompanhou os pilotos da Racing Aces e colocou a sua DRT – Doctors Racing Team em 9º lugar. Para Augusto Correia, o facto de não parar nas boxes para troca de pilotos, levou a uma penalização que o projetou para o último lugar, foi pena para quem fez uma tão boa prova. Nota final para Vasco Correia a correr sozinho e a levar a sua Kartolas Ninja Team ao 16º posto.

Na 9ª prova: 1º Pequenos Atalhos, 2º Karters Team e 3º AJM II Informática.

Corrida_C_Palmela

Esta entrada foi publicada em 16º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.