Resultado da 12ª Taça Rota K (2018)

12ª Edição da Taça Rota K (2018)

Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. e 390 c.c.)

Mantém-se a tradição do evento mais competitivo do ano.

Um céu cinzento com ameaça de chuva, foi o que recebeu a “caravana” da Taça Rota K nesta última prova do ano da Nacional Kart. Realizada pela primeira vez a meio do mês de Dezembro, esta 12ª edição, foi novamente realizada no Kartódromo Internacional de Palmela e manteve o esquema que já vem de 2013.

Mais uma vez, tudo foi sorteado e as vinte e equipas presentes, tinham a certeza de não correrem duas vezes com o mesmo kart e partirem de lugares diferentes da grelha. Planeada também, estava a inversão do circuito na derradeira prova e também a sua realização com os Sodi GT4 R de 390 c.c., substituindo assim os Rimo EVO 6 (270 cc) das anteriores duas provas.

Outro dos atrativos da prova, foi a realização pela terceira vez, do Troféu Carlos “Skyfall” Pires. Uma homenagem a um antigo participante da Nacional Kart e onde o adversário dos pilotos participantes é o cronómetro.

Brifingue da 12ª Taça Rota K, juntou imensos pilotos.

1ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

Mundimat 1, vence sem grandes surpresas.

Com os 5 minutos de treinos livres terminados e após o alinhamento na grelha de partida, foi dada a mesma para os primeiros 25 min. e foi a Merlett Team Kart, que dominou as primeiras voltas na frente da Rookies Team e de Miguel Silva.

Uma das maiores grelhas deste evento dos últimos anos, juntou vinte e cinco equipas.

Conforme a prova foi “rolando”, rapidamente as equipas favoritas se foram chegando à frente e mesmo antes das paragens nas boxes, a Karters Team, já se tinha assenhoreado do lugar de líder, deixando a Mundimat 1 a uma distancia respeitável e esta por sua vez, bastante pressionada pela Team MM. Após as trocas de pilotos, a Karters Team, perderia algum do terreno ganho e com a aproximação das equipas mais atrasadas, acabaria mesmo por perder o lugar para a Mundimat 1. Também a Team MM, perderia o seu lugar mas, desta feita para a BLG Sport.

A Karters Team (9), dominaria quase toda a prova, enquanto a Merlett Team Racing (1), terminaria no quinto posto e a Mundimat 1 (36), venceria a prova.

A Merlett Team Kart, terminaria no quinto lugar, sendo seguida pelas Racing Aces, Compatible Number, FitCarcavelos / RATM, LightSpeed e a PaintinTime Racing Team fecharia o “top-ten”. Miguel Silva seria o décimo primeiro, seguido da Kartugas 1, Senna Sem Stress, Os Kartugas, Holbanology, JRS Team Kart, Kart old School Racing, Rookies Team, P&F Racing Team, Larghetto, Fox JR, Ana Cabeleireiros Sacavém, Mad Speed, Ropiba e a Force Tuga, fecharia o lote dos 25 participantes.

1º Mundimat 1, 2º Karters Team e 3º BLG Sport

Folhas_Taça * Corrida 1 RaceReduced * Corrida 1 LaptimesReduced

2ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

BLG Sport, responde de pronto e posiciona-se como favorita.

Após um tempo excessivamente longo para se atribuir a grelha inversa à primeira prova, nem tudo correu pelo melhor. A razão prendeu-se com o facto da Rookies Team, não ter estado prevista nas contas da organização até ao inicio do evento, assim sendo (e para não demorar mais tempo que o já perdido), Estéfano Matos e a sua Rookies Team, seriam colocados na “pole-position” para o arranque desta prova.

Já com a noite a “espreitar”, a segunda grelha desta prova, demoraria a formar mais, que o desejado.

Tal não foi totalmente desaproveitado e a Rookies Team, manter-se-ia na frente durante algumas voltas. Partindo de lugares mais atrás, a Mundimat 1, tentou chegar-se à frente o mais rapidamente e nesse processo, acabaria por ser referenciada para uma penalização final. Na frente, era a Compatible Numbers quem chamava mais a atenção, pois as suas voltas estavam a ser sistematicamente as mais rápidas e essa postura, haveria de se afirmar após as paragens obrigatórias. Mais uma vez, todas as equipas tiveram que cumprir um minuto de presença nas boxes e para as que não o fizeram, estavam infelizmente garantidas, as respetivas penalizações. No fim, seria a BLG Sport a primeira a ver a bandeira axadrezada, seguida das Compatible Numbers e da Racing Aces que fechava assim o pódio.

Após o 3º lugar na primeira prova, a BLG Sport, venceria esta e posicionava-se assim, como a maior candidata à vitória.

O quarto lugar seria para a FitCarcavelos / RATM e a Mundimat 1 ficaria com o quinto lugar, devido à penalização de que se falou atrás. A Karters Team, seria desta vez a sexta, seguida das Kartugas 1, Team MM, Rookies Team (com uma excelente prestação) e a fechar o “Top-ten”, ficaria novamente a PaintinTime Racing Team. A JRS Team Racing, melhoraria a prestação da prova anterior, revelando-se como uma das que subira mais na classificação e de vigésima à partida, acabaria na décima primeira posição, seguida das Kartugas, Larghetto, MadSpeed, Senna Sem Stress, Fox JR, Kart old School Racing, P&F Racing Team, Miguel Silva, Ana Cabeleireiros Sacavém, Force Tuga, Ropiba, Holbanology, Merlett Teram Kart e a LightSpeed, receberia a maios penalização por falta de tempo nas boxes.

1º BLG Sport, 2º Compatible Numbers e 3º Racing Aces

Corrida 2 RaceReduced * Corrida 2 LaptimesReduced

3ª Prova, Circuito KIP (B) (Sodi GTR 4 390 CC)

Mundimat 1, vence a 12ª edição da Taça, com a menor diferença de sempre.

Desta vez e contrariando os anos anteriores, a prova final da Taça, foi realizada com Karts diferentes das duas anteriores. Desta vez, os pilotos ocuparam lugares nos Sodi GT4 R de 390 cc, prometendo assim, uma prova ainda mais imprevisível que as anteriores. Também o sentido do circuito foi invertido no que constou (ao que nos conste) a primeira vez que estes veículos circularam neste sentido.

Nova grelha formada, com karts trocados e pista invertida, prometia uma final bastante disputada.

A grelha, foi formada pela classificação que as equipas ocupavam ao fim das duas provas anteriores ecoube à BLG Sport, a hora de liderar a grelha. A seu lado, a Mundimat 1, estava na frente das Karters Team, Compatible Numbers, Racing Aces, FitCarcavelos / RATM, Kartugas 1, PaintinTime Racing Team e Os Kartugas. Após a partida, foi notório o afastamento das principais candidatas à vitória, com a BLG Sport a manter-se na dianteira da Mundimat 1, Karters Team, Racing Aces e Team MM, que fechava assim o grupo dominador e arrastando a decisão da prova (e Taça) para a segunda parte. Após a paragem para troca de pilotos, rapidamente se constou, que a BLG Sport era uma “carta fora do baralho” pois a excessiva permanência nas boxes, tinha-a relegado para posições mais afastadas da liderança. Nessas, a Karters Team e a Racing Aces, pareciam as mais aptas para conquistar a vitória, enquanto a Mundimat 1, embora fizesse uma excelente recuperação, não parecia conseguir aproximar-se das equipas da frente.

Nesta ultima prova, seria a Racing Aces a vencer, no entanto, o seu resultado final, ficaria dependente dos resultados dos seus adversários.

No fim, a Racing Aces, acabaria por reclamar vitória, com a Karters Team à distancia de 0,617s. A Mundimat 1, ficaria com o 3º lugar, seguida das FitCarcavelos / RATM, BLG Sport, Compatible Numbers, e da excelente Larghetto na sétima posição final. A Senna sem Stress viria logo de seguida, com a Merlett Team Kart em nono lugar e… novamente a PaintinTime Racing Team a fechar o lote das dez primeiras equipas (três provas, três décimos lugares, foram os senhores “regularidade”). A Kartugas 1, terminariam no décimo primeiro lugar, sendo seguidas pelas LightSpeed, Miguel Silva, Team MM, JRS Team Racing, Kart old School Racing, Rookies Team, Holbanology, Os Kartugas, MadSpeed, Fox JR, P&F Racing Team, Force Tuga, Ana Cabeleireiros Sacavém e a Ropiba fecharia o lote de equipas.

1º Racing Aces, 2º Karters Team e 3º Mundimat 1

Folhas_Taça_2 * Corrida 3 RaceReduced * Corrida 3 LaptimesReduced

No evento, a Mundimat 1, seria declarada vencedora após se ter empregue as regras de desempate face à BLG Sport. Também para a atribuição do terceiro lugar, tivemos de recorrer às mesmas regras. Desta feita, seria a Racing Aces a “levar a melhor” frente à Karters Team. Esta situação, mostra bem o nível de competitividade a que se assistiu neta 12ª edição. O quinto lugar seria da Compatible Numbers, seguido das FitCarcavelos/RATM, Team MM, Kartugas 1, PaintinTime Racing Team e a Senna Sem Stress fecharia o “top-ten”.

A Mundimat 1 pelas mãos de Ruben Conceição (esq.) e de Bernardo Ferreira (dta.), levaram com eles, um “caneco” bem pesado.

A Merlett Team Kart, ficaria com o 11º lugar. Sendo seguida pelas, Larghetto, JRS Team Racing, Miguel Silva, Rookies Team, Os Kartugas, LightSpeed, Kart old School Racing, Holbanology, Mad Speed, Fox JR, P&F Racing Team, Ana Cabeleireiros Sacavém, Force Tuga e Ropiba.

12ª Taça Rota K, 1º Mundimat 1, 2º BLG Sport e 3º Racing Aces

Tabela_Taça

3ª Edição do Troféu Carlos “Skyfall” Pires

Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. e 390 c.c.)

Competitividade Impressionante, até ao fim da última prova.

Copiando o principio do Troféu Henrique Gonçalves no Campeonato, esta terceira edição do Troféu Carlos “Skyfall” Pires atribuiu mais uma vez, o titulo de piloto mais rápido durante as três provas da Taça Rota K. Mais uma vez, foram atribuídos pontos aos cinco mais rápidos de cada prova e o vencedor encontrado após a derradeira prova.

1ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

Com o tempo de 1,04,153s, Bernardo Ferreira abriu este evento com a melhor volta da corrida. Afastado por apenas 0,002s do primeiro, Luis Mendes conseguiria “amealhar” os 4 pontos relativos ao segundo lugar, deixando para Paulo Cabaço o terceiro.

Bernardo Ferreira, dominou esta primeira prova da 12ª Taça Rota K.

Sérgio Monteiro faria o quarto melhor registo e João Paulino, fechava o lote de pontuados com mais 0,122s que o mais rápido.

1º Bernardo Ferreira da Mundimat 1 (1,04,153s), 2º Luis Mendes da Team MM (1,04,155s) e 3º Paulo Cabaço da BLG Sport (1,04,175s)

Paulo Pinto, impôs-se frente aos seus mais directos adversários, transformando-se de imediato, como um dos candidatos à vitória.

 

2ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

Mostrando que “não anda cá para ver andar os outros”, Paulo Pinto, impôs-se nesta prova com o magnifico tempo de 1,04,098s, registando assim, o melhor de todo o evento. Já afastado desse tempo por 0,153s, o campeão em titulo Ruben Conceição, obteria a segunda melhor marca, deixando Filipe Martins, Ruben Costa e Diogo Topa atrás de si. Desta feita, a diferença entre os cinco pontuados, foi “mais alargada”, com o registo de 0,226s

 

1º Paulo Pinto da Compatible Numbers (1,04,098s), 2º Ruben Conceição da Mundimat 1 (1,04,251s) e 3º Filipe martins da Compatible Numbers (1,04,305s)

3ª Prova, Circuito KIP (B) (Sodi GTR 4 390 CC)

Com tudo ainda em aberto para a decisão do titulo, seria Ruben Conceição a obter a melhor volta e a colocar um “ponto final” nessa mesma.

Pela 3ª vez consecutiva, Ruben Conceição, levou a melhor. Alcançando assim, um recorde difícil de ser batido.

Paulo Cabaço, ainda conseguiria obter o segundo melhor registo com a diferença de 0,001s para Miguel Patrício. João Côrte-Real, seria o quarto mais rápido e Ruben Costa fecharia o lote de pontuados com mais 0,235s que Conceição.

1º Ruben Conceição da Mundimat 1 (1,04,696s), 2º Paulo Cabaço da BLG Sport (1,04,783s) e 3º Miguel Patrício da Karters Team (1,04,784s)

No evento, Ruben Conceição soma e segue como único detentor do Troféu, visto esta ser já a terceira vez que o ganha em outras tantas edições. Paulo Cabaço, ficaria com o segundo Lugar e Bernardo Ferreira fecharia o pódio, no que foi um excelente resultado para a Mundimat 1. Paulo Pinto seria o quarto classificado, seguido de Luis Mendes, Ruben Costa, Filipe Martins, Miguel Patrício, Sérgio Monteiro, João Côrte-Real, João Paulino e Diogo Topa, fecharia o lote dos 12 pilotos presentes nesta tabela.

1º Ruben Conceição da Mundimat 1 (9 pontos), 2º Paulo Cabaço da BLG Sport (7 pontos) e 3º Bernardo Ferreira da Mundimat 1 (5 pontos)

Tabela_Taça_TCP

Fotos de Carlos Café

 

 

Esta entrada foi publicada em 12ª Taça Rota K (2018). ligação permanente.