9ª Prova – Carregado – Circuito Campera Karting (B)

Kartódromo Campera Karting [Carregado * Circuito Campera (B)]

Liztrêz prometeu muito e Liztrêz 2, cumpriu-o.

Começamos nesta crónica, por realçar a dificuldade que é, para os pilotos actuais, a obtenção de bons tempos. Isto porque o material usado, começa a ser menos de competição e mais de “lazer” e nesta parte os pneus começam realmente a fazer a diferença. Já lá vai o tempo, onde dos treinos para a corrida, a diferença de tempos, rondavam um segundo para melhor. Actualmente, quanto mais o Kart “rola”, menos hipóteses há de se fazer um bom tempo e é por esta razão que, raramente os pilotos que fazem a segunda parte das provas, conseguem obter as melhores voltas das equipas. O que aconteceu nestes treinos, também começa a ser uma raridade, isto porque, se já é difícil “bater” os tempos feitos à 10 minutos, imaginem o que é melhorar um tempo feito há um ano. Luis Duarte conseguiu-o, superando o tempo de João Faria do ano passado, conseguiu obter a Pole Position para a equipa Liztrêz, ficar com o melhor registo do fim-de-semana e acrescentar mais um recorde ao seu curriculum pessoal (Bravo Luis). A seu lado, o também Luis (Chambel) dos Metralhas chegou a estar na Pole por apenas 1 volta e só ficou arredado da mesma por 0,012s.

Na segunda linha da grelha de partida, A Liztrêz 2 conseguiu impor-se à Karters Team que ficou assim entre os 2 candidatos ao Titulo deste ano, já que a AJ Evolution Team, só conseguiu a 5ª posição a 0,267s do tempo de Luis Duarte. A seu lado a Quasi-Pronti obteve um excelente tempo o que prometia um inicio de prova bastante competitivo. Menos bom foi o tempo da cineteka.com (8º) e da BS (9º), mas péssimas, foram as posições na grelha para a DAVILAR (12º) e principalmente da GDBP (13º), que continua a não ter sorte nenhuma com os sorteios.              

Treinos: 1º Listrêz (47.499s.), 2º Os Metralhas (37.511s.) e 3º Liztrêz 2 (37.640s.)

Houve emoção a rodos nas primeiras voltas desta prova

Corrida no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, esta partida avizinhava-se (complicada), pois havia a necessidade de se sair bem e abordar a 1ª curva que estava a escassos 23 metros para os primeiros. Com os toques habituais e difíceis de evitar, esta lá correu bem para Duarte Lopes (Liztrêz 2), conseguiu superar Luis Chambel (Metralhas) que parecia ter ficado “pregado” no chão. Quem também aproveitou muito bem a partida foi Diogo Lopes (AJ Evolution Team), superando Pedro Reis (Karters Team) no entanto, este viria a recuperar a sua posição inicial para logo a seguir a perder novamente. Outra grande partida veio da parte de Ivanoy Brito (Quasi Pronti), que não só se manteve na luta pelos lugares da frente, como conseguiu ficar detentor da melhor volta da prova (um grande feito).

Com a formação de dois pelotões compactos esta prova manteve-se animada até ás trocas de pilotos

Partida madrasta de Vasco Correia (Cartolas) que vitima dos toques e “empurranços” da mesma, se viu virado logo na 2ª curva, caindo assim muitas posições. Ganhando algum espaço para os seis da frente, João Vasconcelos (Team PJ), manteve-se na liderança do 2º pelotão que comportava outras 6 equipas, Nuno Martins (Paulo & Nelson Racing Team), Gonçalo Peres (cineteka.com), Paulo Leitão (DAVILAR), Ricardo Tasso (GDBP) e Ricardo Linhares (Corteam Junior Racing). Com a abertura das boxes para as trocas de pilotos, Luis Chambel antecipou a sua simulação de troca (pois corria sozinho) e por pouco a sua estratégia resultava em cheio, pois na volta seguinte, Pedro Gregório (Liztrêz 2) entrou em pista exactamente na sua frente. Luis Chambel passou o resto do tempo encostado na traseira do primeiro e por algumas vezes teve oportunidade de o passar, evitou fazê-lo pois sentiu que isso poderia comprometer a corrida dos dois (um pensamento cada vez mais raro).

Muito disputada e principalmente muito "leal", foi a parte final da discução do 1º lugar.

Completamente falhada foi a troca da AJ Evolution Team, pois a dificuldade em retirar o lastro que Diogo Lopes transportara, fê-los perder um tempo imenso (e a liderança da prova) que Augusto Correia nunca conseguiu compensar. Outra das trocas falhadas veio da parte de João Vasconcelos, pois a uma entrada anulada, sobrepôs-se outra em que o mesmo fez um pião na entrada das boxes. Quanto à Quasi Pronti, poderia ter terminado a prova melhor classificada mas a entrada tardia nas boxes, impôs-lhes uma penalização que os remeteu para o 8º lugar. Boa a recuperação por parte de Vasco Correia e Humberto Conceição (Kartolas), levou-os a conseguir chegar ao 11º lugar e assim “minimizar os estragos” do inicio de prova.                         

Na 9ª prova: 1º Liztrêz 2, 2º Metralhas e 3º Liztrêz.

Tempos – tempos_9

Esta entrada foi publicada em 14º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.