Regulamento para o 15º Campeonato Nacional kart

Regulamento do 15º Campeonato da Nacional Kart

1.     Este evento de 2012 é constituído por 7 provas de 15 minutos de treinos e 30 minutos de corrida, de 7 provas de apenas 30 min de corrida, que funciona em regime de Jornadas duplas e 2 provas em Palmela com moldes diferentes (ver ponto 3). Em cada dia de prova, serão efectuadas 2 corridas de 30 min., cada uma com o seguinte esquema: Depois de 15 min. de treinos, será efectuada uma corrida de 30 min. Após essa, os karts serão trocados do 1º da corrida para o 1º da 2ª metade do pelotão (em caso de nº impar, o do meio parte com o mesmo kart). Partirão para a 2ª corrida conforme as posições obtidas na 1ª prova do dia.
2.     Para a 2ª corrida, os karts presentes à partida, serão todos os que terminaram a 1ª prova, só não o sendo, no caso do pessoal técnico do kartodromo, decidir o contrário de forma fundamentada, como por ex. problemas mecânicos perto do final da 1ª.
3.     No caso das Corridas de Palmela, as mesmas, são divididas em duas, mas não há paragem de prova nem trocas de karts. As posições são retiradas no min. 30, continuando-se com a prova (meta volante). As trocas irão ser efectuadas entre os min 12-17, 31-35 e 43-48.
4.     A única alteração permitida nos Karts consiste no acrescento de peso. Esse, será confirmado durante a inscrição diária ou controlado durante e após os treinos e corridas (dependendo do local da prova). Nos Kartódromos que tenham balança, cada equipa deverá ter o peso mínimo de peso do Kart mais 75 Kg por piloto. Todos os conjuntos kart/piloto, serão controlados na altura da a sua troca de pilotos e também no fim. No caso destes sistemas não estarem operacionais, irá ser utilizado controlo manual e arbitrário. A penalização é de 1 volta por cada kg. a menos, podendo ser aplicado durante ou após a prova.
5.     Todos os pilotos são obrigados a cumprir o número mínimo de tempo, que será indicado no Brifingue. As boxes ficam fechadas apenas para troca de pilotos durante esse tempo, após os quais, abrem durante 5 minutos, (não há tolerância de tempo).
5 a – TODAS as equipas têm de passar pelas boxes durante a abertura das mesmas. As trocas são da responsabilidade das equipas. No caso de ser possível, o Kartódromo disponibilizará um sistema que indicará essa abertura. Para as equipas que parem fora da janela de abertura de boxes, será considerada como “troca irregular” e aplicada uma penalização de 10’’.
6.     Das 18 provas efectuadas, serão retirados os Três piores resultados a todas as equipas (que poderão ser duas ausências). Esses resultados não incluem as penalizações (ou seja, a penalização mantém-se na folha).
7.      Lei Anti-Vedeta: – Cada vitória terá uma penalização na prova seguinte, que consiste no acrescento de 5 Kg de peso ao Kart da equipa ou piloto. Esses 5 Kg. de lastro serão independentes de qualquer outro lastro que a equipa necessite para estar legal no evento. No caso do local disponível para o lastro estiver no seu limite, as equipas serão responsáveis pelo seu acréscimo no Kart e se não o fizerem, poderão ser penalizados por falta do mesmo. No caso de uma equipa vencer consecutivamente, verá o seu peso aumentado conforme as vitórias.

Esta entrada foi publicada em 15º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.