Resultado da 8ª Edição da Taça Rota K (2014)

TaçaKartódromo de Palmela ( 270 c.c. )

8ª Edição da Taça Rota K (2014)

Mantendo o esquema do ano passado, esta edição da Taça Rota K, teve logo à partida uma adesão bastante boa o que prometeu, provas bastante bem disputadas. Com um dia de sol muito agradável (algo raro ultimamente), o esquema da prova, voltou a ter 5 min. de treinos livres e 3 provas de 25 min. Desta vez, os 25 karts foram sorteados para todas as provas e as grelhas voltaram a ser, sorteadas no inicio, invertidas na segunda prova e classificação atual na terceira.

Prova T_Livres

1ª Prova, Circuito KIP (A)

… R’Aces e Karters Team, emoção até ao agitar da bandeira.

Partindo da Pole Position, João Sousa (DNCK Karting Team), liderou toda a 1ª parte da prova, enquanto Pedro Batista (Bap Racing), era “engolido” pelo pelotão. Tiago Teixeira (R’Aces), Diogo Constante (Fabicla) e Miguel Patrício (Karters Team), mantiveram-se no encalço do primeiro, enquanto mais atrás, Gonçalo Mira (Pit Lane Team) tentava recuperar de um desvantajoso 14º lugar à partida.

25 Equipas, estiveram à partida para esta 8ª edição da Taça Rota K.

25 Equipas, estiveram à partida para esta 8ª edição da Taça Rota K.

Também com grandes recuperações de lugares nada habituais na partida, João Vasconcelos (J V) e Diogo Lopes (Pequenos Atalhos), foram subindo na classificação, recuperando das posições 13ª e 21ª respetivamente.

João Sousa (26) e Tiago Teixeira (36), dominaram toda esta 1ª manga.

João Sousa (26) e Tiago Teixeira (36), dominaram toda esta 1ª manga.

Quando os pilotos já estavam a aquecer, foi dada indicação para as trocas obrigatórias e nessas, a Pequenos Atalhos e Clã Conceição, falharam completamente os 5 min. de tempo limite. Pedro Cristóvão (AutoAndrive), acabaria por atingir o excelente 5º lugar final, enquanto a Racing Team Troféu, embora partindo do 20º lugar, acabaria no 7º (muito bom). Também uma excelente recuperação, foi prestada pelos Metralhas (de últimos para 10º), da R. A. M. (de 17º para 8º) e pela JRS Team Racing que partiu de 15º e terminou no mesmo lugar, com um Bernardo Silva a subir muito de rendimento.

1ª Prova: 1º R’Aces (23 voltas), 2º Karters Team (+ 0,163s) e 3º Pit Lane Team (+ 4,222s)

Prova 1_Manga

2ª Prova, Circuito KIP (A)

… R’Aces, de 23º lugar para primeiro em 25 minutos.

Com a grelha da 1ª prova invertida, coube a João Faria (Os Metralhas), liderar o início da mesma, conseguindo mesmo, afastar-se de Carlos Ferreira (Pequenos Atalhos), Diogo Tavares (Tigris Racing) e Eduardo Machado (Racing Team Troféu).

Nesta 2ª prova, foram 4 as equipas que animaram o inicio da mesma. Pequenos Atalhos (36), Os Metralhas (11), Pit Lane Team (10) e Racing Team Troféu (38), embora não tenham acabado a prova nestas posições, acabariam bem classificadas.

Nesta 2ª prova, foram 4 as equipas que animaram o inicio da mesma. Pequenos Atalhos (36), Os Metralhas (11), Pit Lane Team (10) e Racing Team Troféu (38), embora não tenham acabado a prova nestas posições, acabariam bem classificadas.

Mais atrás, e mais uma vez, Gonçalo Mira (Pit Lane Team), distanciava-se do pelotão onde já seguia Tiago Teixeira (R’Aces), que tinha vindo a “furar” por entre os adversários.

Embora com boas aspirações para esta prova, Jorge Tuna (TR Karting Team), estava a ter muitas dificuldades em se manter na esteira de Eduardo Ferreira que entretanto perdia posições para a Clã Conceição.

A Pequenos Atalhos (36), seria passada pela R'Aces (16) mesmo a terminar a prova. O jovem António Gaspar (5), da Sem Stress, conseguiria manter-se na "esteira" dos dois primeiros, durante algumas voltas.

A Pequenos Atalhos (36), seria passada pela R’Aces (16) mesmo a terminar a prova. O jovem António Gaspar (5), da Sem Stress, conseguiria manter-se na “esteira” dos dois primeiros, durante algumas voltas.

Mais atrás, Diogo Topa (Fit Carcavelos Racing Team), mantinha-se na frente de Luis Duarte (O Praticante) e de Paulo Patrício, que estava a ter algumas dificuldades para a sua Karters Team. Com a abertura das boxes para trocas de pilotos, Diogo Lopes (Pequenos Atalhos), tomou a dianteira frente a Tiago Santos (Pit Lane Team) e Ruben Costa (R’Aces). Este ultimo, rapidamente se começou a chegar ao primeiro, passando para a frente perto do fim.

Desta vez, além da vencedora, coube à DNCK Karting Team, uma das melhores recuperações, pois do ultimo lugar, acabaria em 14º. Igualmente, a Fabicla e Pit Lane Team a recuperarem bastante e a Kartugas a manter o lugar inicial (9º posto). Para Pedro Cristóvão, o 8º lugar obtido, acabou por ter um gosto amargo, pois na pesagem, acusaria menos 300g e assim sendo a sua AutoAndrive cairia para o 24º lugar.

2ª Prova: 1º R’Aces (23 voltas), 2º Pequenos Atalhos (+ 0,261s) e 3º Pit Lane Team (+ 7,877s)

Prova 2_Manga

3ª Prova, Circuito KIP (B)

… Três vitórias, consagram a R’Aces como vencedores da 8ª Taça Rota K. .

Com a grelha de partida orientada conforme a classificação após as duas provas anteriores, coube a Gonçalo Mira (Pit Lane Team), assumir as despesas da corrida e liderar a mesma durante várias voltas. Atrás dele, Tiago Teixeira (R’Aces), era passado por Eduardo Machado (Racing Team Troféu) e por Miguel Patrício (Karters Team).

Excelente prova de Bernardo Silva (36), a mostrar que o Troféu Nacional Kart, é uma boa escola para pilotos mais novos.

Excelente prova de Bernardo Silva (36), a mostrar que o Troféu Nacional Kart, é uma boa escola para pilotos mais novos.

Mais atrás, Pedro Cristóvão (AutoAndrive), tentava esquecer a prova anterior e já seguia na frente de Humberto Conceição (Clã Conceição), enquanto Diogo Constante (Fabicla) se mantinha na frente de Luis Chambel (Metralhas). Com a aproximação de Tiago Teixeira e Eduardo Machado ao primeiro, um toque ente Eduardo e Gonçalo Mira, fez este ultimo perder a liderança e também muitas posições, deixando Tiago Teixeira na liderança da prova.

Após as trocas de pilotos, Ruben Costa continuou a boa prestação e acabaria a prova com uma larga diferença de 9,137s para João Paulino que acabaria por levar a sua Racing Team Troféu ao segundo lugar da prova e também da geral. A Pequenos Atalhos, acabaria por fazer uma excelente prova, acabando no 3º em frente de mais uma grande recuperação da AutoAndrive. A JRS Racing Team, também daria nas vistas ao efectuar mais uma excelente prova.

O Podio deste evento, confirmaria a boa forma da R'Aces mas também a surpresa que foi uma representante do Troféu no 2º lugar (Racing Team Troféu) e também a Pit Lane na frente de equipas tidas como muito mais fortes.

O Pódio deste evento, confirmaria a boa forma da R’Aces mas também a surpresa que foi uma representante do Troféu no 2º lugar (Racing Team Troféu) e também a Pit Lane na frente de equipas tidas como muito mais fortes.

Assim sendo, a R’Aces terminaria na frente da Racing Team Troféu e da Pit Lane Team. O 4º posto seria ocupado pela Karters Team, sendo seguidos pela JV, Metralhas, R.A.M., Fabicla, Pequenos Atalhos e a fechar o “Top-Ten” ficaria a AutoAndrive. A Fit Carcavelos terminaria na 11ª posição, seguida da Clã Conceição Racing Team, da Kartugas, DNCK Racing Team, JRS Team Racing, Termoflux Racing Team, Sem Stress, TR Karting Team, Banco Invest e a Bap Racing terminaria na 20ª posição. Os últimos 5 lugares, foram ocupados pela ARLA, O Praticante, Tigris Racing, Gasoli Kart Team e Terapia Bowen Hugo Fortuna.

3ª Prova: 1º R’Aces (23 voltas), 2º Racing Team Troféu (+ 9,137s) e 3º Pequenos Atalhos (+ 12,714s)

Na prova: R’Aces (129 pontos), Racing Team Troféu (112 pontos), Pit Lane Team (110 pontos).

Prova 3_Manga * Tabela_Taça_Final_3

Esta entrada foi publicada em 8ª Taça Rota K (2014). ligação permanente.