Regulamento para o 17º Campeonato Nacional Kart

 1.     Este evento de 2014 é constituído por 9 provas de 15 minutos de treinos e 30 minutos de corrida, de 9 provas de apenas 30 min de corrida, que funciona em regime de Jornadas duplas. Em cada dia de corrida, serão efetuadas 2 provas de 30 min., (por equipa) cada uma com o seguinte esquema: Depois de 15 min. de treinos, será efetuada uma prova de 30 min. Após essa, os karts serão trocados do 1º da prova para o 1º da 2ª metade do pelotão (em caso de nº impar, o do meio parte com o mesmo kart). Partirão para a 2ª conforme as posições finais obtidas na 1ª prova.

O evento será limitado a 34 equipas por corrida e as equipas serão distribuídas por duas corridas diárias, denominadas corrida par e corrida impar. O posicionamento das equipas nas corridas será encontrado na 1ª prova através de sorteio, e nas seguintes provas juntando as classificações ímpares na Corrida Impar e as classificações pares na Corrida Par (não serão permitidas trocas de corridas). Este ponto poderá ser alterado se houver menos que 20 equipas inscritas. Nesse caso o 17º Campeonato, será disputado em apenas uma corrida.

2.     Para a 2ª prova, os karts presentes à partida, serão todos os que terminaram a 1ª prova, só não o sendo, no caso do pessoal técnico do kartódromo, decidir o contrário de forma fundamentada, como por ex. problemas mecânicos perto do final da 1ª.

3.     A única alteração permitida nos Karts consiste no acrescento de peso. Esse, será confirmado durante a inscrição diária ou controlado durante e após os treinos e corridas. O peso mínimo por piloto é de 75 Kg. A penalização é de 1 volta por cada kg. a menos, podendo ser aplicado durante ou após a prova.

4.     Todos os pilotos são obrigados a cumprir o número mínimo de tempo, que será indicado no Brífingue. As boxes ficam fechadas apenas para troca de pilotos durante esse tempo, após os quais, abrem durante 5 minutos, (não há tolerância de tempo).

4 a – TODAS as equipas têm de passar pelas boxes durante a abertura das mesmas. As trocas são da responsabilidade das equipas. No caso de ser possível, o Kartódromo disponibilizará um sistema que indicará essa abertura. Para as equipas que parem fora da janela de abertura de boxes, será considerada como “troca irregular” e aplicada uma penalização de 20’’.

5.     Das 18 provas efetuadas, serão retirados os Três piores resultados a todas as equipas (que poderão ser duas ausências). Esses resultados não incluem as penalizações (ou seja, a penalização mantém-se na folha).

6.     Lei Anti Vedeta: – Cada vitória terá uma penalização na prova seguinte, que consiste no acrescento de 5 Kg de peso ao Kart da equipa ou piloto. Esses 5 Kg. de lastro serão independentes de qualquer outro lastro que a equipa necessite para estar legal no evento. No caso do local disponível para o lastro estiver no seu limite, as equipas serão responsáveis pelo seu acréscimo no Kart e se não o fizerem, poderão ser penalizados por falta do mesmo. No caso de uma equipa vencer consecutivamente, verá o seu peso aumentado conforme as vitórias.

Esta entrada foi publicada em 17º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.