Regulamento para o 24º Campeonato Nacional Kart (2021)

Regulamento do 24º Campeonato da Nacional Kart

  1. Este evento de 2021 é constituído por 9 dias de provas onde cada um deles será composto por três corridas de 25 min. Funciona em regime de Jornadas triplas e terá o seguinte esquema: Os karts serão sorteados no inicio do dia e as equipas nunca repetirão o mesmo kart ao longo do mesmo. Não há treinos, as grelhas serão sorteadas para a primeira corrida. Na segunda corrida a grelha será invertida. Na terceira corrida, os concorrentes serão alinhados conforme o somatório das posições obtidas nas duas provas anteriormente disputadas.
  2. O evento será limitado a 30 equipas por corrida e as equipas serão distribuídas por duas corridas diárias, denominadas 1ª manga e 2ª manga (exceto em Palmela, onde será uma manga única se possível). O posicionamento das equipas nas corridas será encontrado conforme a posição atual no quadro geral. As equipas presentes na 1ª metade do quadro geral do evento (atualizado após a ultima prova), correm na 1ª manga e as seguintes na 2ª manga (não serão permitidas trocas de corridas). Em casos pontuais, poderá haver uma 3ª manga, nesse, o quadro geral, será dividido em 3. Este ponto poderá ser alterado se houver menos que 20 equipas inscritas. Nesse caso o 24º Campeonato, será disputado em apenas uma corrida.
  3. Todas as equipas participantes da 1ª manga, terão um bónus de 7 pontos (a somar aos 10 de participação) em cada prova. Esse, será atribuído apenas no fim da última prova. Se houver a necessidade de se efetuar uma 3ª manga, os participantes na 2ª somarão 3 pontos de bónus.
  4. A única alteração permitida nos Karts consiste no acrescento de peso. Esse, será confirmado durante a inscrição diária ou controlado durante e após os treinos e corridas. O peso “de referência” por piloto é de 80 Kg. Nos Kartódromos onde existem balanças, o peso será de conjunto e comunicado no brífingue. A penalização é de 30 segundos por cada múltiplo de kg. a menos, podendo ser aplicado durante ou após a prova.
  5. Todos os pilotos são obrigados a cumprir o número mínimo de tempo, que será indicado no Brífingue. As boxes ficam fechadas apenas para troca de pilotos durante esse tempo, após os quais, abrem durante 5 minutos, (não há tolerância de tempo).

5 a – TODAS as equipas têm de passar pelas boxes durante a abertura das mesmas para efetuarem a sua “volta perdida”. No caso de ser possível, o Kartódromo disponibilizará um sistema que indicará essa abertura. Para as equipas que parem fora da janela de abertura de boxes, será considerada como “volta irregular” e aplicada uma penalização de 20’’.

  • Das 27 provas efetuadas, serão retirados os cinco piores resultados a todas as equipas (que poderão ser três ausências). Esses resultados não incluem as penalizações (ou seja, a penalização mantém-se na folha).
  • Lei Anti Vedeta: – Cada vitória terá uma penalização na prova seguinte, que consiste no acrescento de 5 Kg de peso ao Kart da equipa ou piloto. Esses 5 Kg. de lastro serão independentes de qualquer outro lastro que a equipa necessite para estar legal no evento. No caso do local disponível para o lastro estiver no seu limite, as equipas serão responsáveis pelo seu acréscimo no Kart e se não o fizerem, poderão ser penalizados por falta do mesmo. No caso de uma equipa vencer consecutivamente, verá o seu peso aumentado conforme as vitórias.
  • VOLTA PERDIDA – Para uniformizar as trocas de pilotos e simulações, todas as equipas terão de fazer a dita “volta perdida”. Nessa volta, terão de entrar nas boxes e cumprir o mínimo de tempo por volta comunicado no brífingue. Será nessa volta, que se efetuarão as trocas de pilotos (se for caso disso).
  • Para cada segundo a menos, que o estipulado no brífingue para a “volta perdida”, haverá uma penalização de 10 segundos.

Para efectuar a inscrição neste Troféu, basta enviar um e_mail com os seus dados, contactos e nome de equipa para: geral@nacionalkart.com

Esta entrada foi publicada em 24º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.