Resultado da 11ª Taça Rota K

Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. )

Uma das Taças mais disputadas de sempre.

Apenas 6 graus centígrados, era o que marcavam os termómetros neste dia 3 de Dezembro. Um solarengo Domingo mas com muito frio à mistura, Palmela recebeu a 11ª edição da Taça Rota K e as 24 equipas que a disputaram, prometiam “aquecer” o ambiente dentro e fora da pista. Com um regulamento nada habitual na Nacional Kart, ir-se-ia pela primeira vez, utilizar o tempo de permanência obrigatório nas boxes em três corridas rápidas, de apenas 25 minutos.

Com a primeira grelha de partida sorteada, a segunda invertida e a terceira ordenada segundo o somatório das corridas anteriores, adivinhava-se uma competição repleta de emoção e competitividade. Em cima disto tudo, ainda o facto de a última corrida ser efetuada em sentido contrário e os pilotos das equipas, pontuarem individualmente para o Troféu “Carlos “SkyFall” Pires”.

1ª Prova, Circuito KIP (A)

Prova de sonho para a FitCarcavelos. Da última posição da grelha, para a vitória.

Após os 5 minutos de treinos livres, as equipas alinharam para os primeiros 25 minutos e após ser dada a partida foi a J. R. quem dominou as primeiras passagens. A Kart Old School Racing, seguia-a bem de perto, tendo atrás de si, a companhia do Clube OGMA 1 e Kartódromo do Montijo. Logo a seguir, a M-Power entretinha-se na companhia da PTM Kart, enquanto atrás destes, “estalava” a confusão com vários karts a tocarem-se na primeira parabólica e com a Senna Sem Stress e Os Metralhas a perderem imenso tempo. Assim sendo, ficaria a R’Aces, com a responsabilidade de se chegar aos da frente mas, eis que vindo do último lugar, a FitCarcavelos encontrava-se encostada na sua traseira e não demoraria muito tempo por lá. Por altura da paragem obrigatória para troca de pilotos, era o Clube OGMA 1, quem seguia na frente da prova, atrasando assim ao máximo a sua paragem.

Após o fecho das boxes para troca de pilotos (com algumas penalizações), as coisas na frente, estavam animadíssimas, com a FitCarcavelos a liderar o Kartódromo do Montijo, PTM Kart, Clube OGMA 1, PRT e R’Aces. À entrada para a ultima volta, estas seis equipas estavam separadas por ½ segundo e no fim, a FitCarcavelos venceu com uma distância de 0,072s sobre a Kartódromo do Montijo. Foi uma excelente prova de Diogo Topa que tinha partido do último lugar da grelha. O terceiro posto ficou para a PTM Kart, seguida da R’Aces e Clube OGMA 1. A PRT, veria o seu esforço desperdiçado pois Hélder Gomes, esqueceu-se de lastrar o kart da equipa, dando uma “queda” de muitos lugares. No sexto lugar, ficaria a M-Power, sendo seguida pelos Metralhas, Kart old School Racing, P&F Racing e a Fit 4 You fecharia o “top-ten”. A Karters Team ficaria com o 11º lugar, seguida das J.R., Clube OGMA 2, Os Kartugas, Fox, Larghetto, Os Manos, Sem Stress, Pinto Racing, SmartBox…, Zé Gatos, T’n’ Z, PRT e os “Lesados do Best” fechariam a contagem

1º FitCarcavelos, 2º Kartódromo do Montijo e 3º PTM Kart

Tempos: Race * Laps  

2ª Prova, Circuito KIP (A)

R’Aces responde!… e novamente, uma vitória “à tangente”.

Após os Karts terem sido trocados e a grelha invertida, lá foi dada a partida para novos “25 min”.  Partindo desta vez da “Pole-Position” a FitCarcavelos manter-se-ia no comando, levando o Clube OGMA 2, Fit 4 You e R’Aces bem perto de si. Enquanto a Fox, aproveitava o deslizar do kart dos “Manos” para ganhar posição, a Kartódromo do Montijo, ia “galgando” lugares de volta para volta, levando a M-Power atrás de si. Mais atrás, a “luta” também estava “acesa”, com a PTM Kart, a ter de se defender dos “ataques” da Kart old Shcoll Racing, Sem Stress e da P R T.

Após as paragens obrigatórias, onde mais uma vez houve penalizações, a Kartodromo do Montijo, seguia com uma margem de “manobra curta” e não de estranhar que o pequeno pelotão que a seguia, tenha conseguido “encurtar” a distância. Também para o quinto lugar, estava tudo em aberto, pois a FitCarcavelos, tinha agora a companhia das PTM Kart, Clube OGMA 1 e Karters Team. O agrupamento de quatro equipas, foi aliás, uma constante nesta segunda prova, pois o Clube OGMA 2, recebeu a companhia dos Kartugas, Metralhas e Sem Stress, na sua aproximação à Fox.

No fim, e prometendo bastante para a última prova do dia, a R’Aces sairia vencedora, vencendo novamente o Kartódromo do Montijo por apenas 0,086s. Desta feita, o terceiro lugar, ainda ficaria mais perto, com a M-Power a terminar a apenas 0,165s do primeiro lugar e deixando a Fit 4 You, apenas 0,262s atrás de si. A Clube OGMA 1, sairia vencedora da luta pelo 5º lugar, com a Karters Team, FitCarcavelos e PTM Kart atrás de si e com a Kart old School Racing já bem perto. A Fox, fecharia o lote dos dez primeiros e levaria de vencida a Clube OGMA 2 que ficaria logo atrás. Perdendo algum ritmo, Os Kartugas, terminariam no 12º lugar, sendo seguidos dos Metralhas, Sem Stress, P R T, J.R., Larghetto, P&F Racing, Os Manos, Zé Gatos, SmartBox…, Lesados do Best, T’ n’Z e a Pinto Racing, fecharia esta segunda prova.

1º R’Aces, 2º Kartódromo do Montijo e 3º M-Power

Tempos: Race * Laps

3ª Prova, Circuito KIP (B)

Kartódromo do Montijo, vence a 11ª edição da Taça Rota K.

Novamente com os karts trocados e com a grelha alinhada conforme as posições atuais na classificação, esta terceira prova, teve ainda a alteração do sentido de corrida na pista. Partindo da “Pole”, a Kartódromo do Montijo, manteve uma “acirrada luta” durante a 1ª parte com a R’Aces, onde as ultrapassagens foram uma constante e a presença da M-Power, era uma “ameaça”. Mais atrás, a PTM Kart, tentava “em vão” seguir os primeiros e era fortemente pressionada pela FitCarcavelos e Clube OGMA 1, enquanto a Sem Stress e a P&F Racing ficavam “virados” na segunda parabólica. Esta “carambola, teria como resultado, o empurrar “forçado” da Pinto Racing para fora da pista, por parte da SmartBox… Entretanto na frente, a PTM Karting, tinha conseguido “apanhar” os três fugitivos, deixando ao Clube OGMA 1 a pressão da PRT que vinha fazendo uma excelente recuperação. Também animada, ia a “luta” pela nona posição, com o Clube OGMA 2 a conseguir passar a Kartugas e mantendo-se na frente da Karters Team e Fit 4 You, enquanto a Kart old Shcool Racing se mantinha na frente da Fox e Larghetto.

Após as trocas de pilotos, as coisas complicavam-se na frente, pois a Kartódromo do Montijo, abriria um “tremendo fosso” para a R’Aces. Esta, mantinha-se “atrapalhada” com a PTM Kart e a M-Power e via o seu adversário direto, afastar-se cada vez mais, motivo pelo qual, forçou o andamento “e ultrapassagens” para descontentamento dos seus adversários mais próximos. Também a discussão da 5ª posição ia animada, com a PRT e a FitCarcavelos a “discutirem ao metro” a sua presença em pista. No fim, o Kartódromo do Montijo venceria com uma confortável vantagem de mais de 5 segundos sobre a R’Aces. A PTM Kart, seria a terceira com as M-Power e PRT atrás de si. A FitCarcavelos seria a 6ª seguida das Clube OGMA 1, Karters Team, Fit 4 You e Os Kartugas, fechariam o lote dos 10 primeiros. O 11º lugar, ficaria com a Fox, seguida das, Kart old Shcool Racing, Os Metralhas, Larghetto, P&F Racing, J.R., Clube OGMA 2, Sem Stress, Zé Gatos, SmartBox…, T’ n ‘ Z, Lesados do Best, Os Manos e a Pinto Racing, reencontraria o caminho do “alcatrão” mas ficaria com o lugar de “lanterna vermelha”.

No evento, a Kartódromo do Montijo ganharia com uma vantagem de 4 pontos sobre a R’Aces. A magnifica primeira prova da FitCarcavelos, permitiu-lhe ascender ao terceiro lugar, com a PTM Kart e a M-Power empatadas atrás de si. O Clube OGMA 1, conseguiria uma excelente sexta posição com a Fit 4 You e a karters Team logo atrás. Para a Kart old Shcool Racing, a 9ª posição e permanência entre os 10 primeiros, foi um justo prémio para a excelente prova que fez, ficando mesmo, na frente dos “retornados” Metralhas que fecharam assim o “top-ten”. A Fox, seria a 11ª equipa, com Os Kartugas, Clube OGMA 2, P&F Racing, PRT, J. R., Larghetto, Sem Stress, Os Manos, Zé Gatos, SmartBox… T’ n’ Z, Pinto Racing e os Lesados do Best atras de si.

1º Kartódromo do Montijo, 2º R’Aces e 3º PTM Kart

Tempos: Race * Laps

11ª Taça Rota K, 1º Kartódromo do Montijo, 2º R’Aces e 3º FitCarcavelos

Resultado Final da 11ª Taça Rota K

Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. )

2ª Edição do Troféu Carlos “Skyfall” Pires

Competitividade Impressionante, até ao fim da última prova.

Há imagem do “Troféu Henrique Gonçalves” nos eventos pontuáveis da Nacional Kart, este Troféu visa atribuir o titulo de melhor piloto, aos participantes na Taça Rota K. Os pontos atribuídos aos 5 mais rápidos de cada prova, determinariam, quem levaria para casa a respetiva taça. Este ano, tivemos a honra de ter presentes, a mãe e filha de Carlos Pires, sendo elas que iriam entregar a taça ao vencedor. Esta edição, foi pautada por uma competitividade fora de série, com doze pilotos a receberem pontos nas três provas disputadas.

1ª Prova, Circuito KIP (A)

Saindo para esta prova da sexta posição da grelha, Pedro Carvalho, desde cedo se viu envolvido em “emotivas” discussões de posição, assim sendo, terminaria a prova com 1,04,098s, sendo mais rápido 0,112s que João Faria. Este último, embora ausente à anos, provou que… quem sabe, nunca esquece. Diogo Topa, ficaria com o 3º melhor tempo, na frente de Rui Tavares e José Lobo.

Pedro Carvalho

1º Pedro Carvalho do Clube OGMA 1 (1,04,098s), 2º João Faria dos Metralhas (1,04,210s) e 3º Diogo Topa da FitCarcavelos (1,04,235s)

2ª Prova, Circuito KIP (A)

Nesta segunda prova, seria o vencedor do ano passado (Ruben Conceição) a amealhar os 5 pontos da volta mais rápida, sendo 0,001s (leram bem) mais rápido que Ricardo Maltinha. Outro Ruben (o Costa), ficaria detentor da 3ª volta mais rápida, superando “em pista e em tempos” Paulo Pinto. O ultimo lugar pontuável, ficaria na posse do colega de equipa de Ricardo Maltinha, Luis Oliveira.

Ruben Conceição

1º Ruben Conceição do Kartódromo do Montijo (1,04,024s), 2º Ricardo Maltinha da M-Power (1,04,025s) e 3º Ruben Costa da R’Aces (1,04,190s)

3ª Prova, Circuito KIP (B)

Rui Tavares, arrisca-se a ter sido o “decisor” do resultado deste evento. Isto porque ao obter o tempo de 1,4,712s, “arrecadou” os 5 pontos e “atirou” com Ricardo Maltinha e Ruben Conceição, para os lugares seguintes. Tiago Teixeira aparecia “finalmente” na folha de pontuação com o 4º melhor registo e João Faria, voltava a pontuar, desta feita com o ultimo ponto disponível.

Rui Tavares (33)

1º Rui Tavares da PTM Kart (1,04,712s), 2º Ricardo Maltinha da M-Power (1,04,778s) e 3º Ruben Conceição do Kartódromo do Montijo (1,04,844s).

No evento, seria Ruben Conceição quem levaria a taça (pela segunda vez) para casa mas, desta vez, as coisas não foram tão fáceis, pois Ricardo Maltinha, provou estar à sua altura. Empatados no fim, com oito pontos cada, pode-se dizer que Ruben conseguiu vencer, por apenas um milésimo de segundo. Recorrendo-se ao desempate, Ruben conseguiu um melhor resultado o que lhe valeu a supremacia, no entanto, Ricardo Maltinha foi uma excelente surpresa nesta prova. Rui tavares, fechou o pódio com sete pontos, enquanto João Faria, apareceu em 4º e Pedro Carvalho em 5º.

Ruben Conceição, recebe a Taça das mãos da filha de Carlos Pires.

Resultado Final do Troféu Carlos “Sky Fall” Pires 2017

Esta entrada foi publicada em 11ª Taça Rota K (2017). ligação permanente.