Regulamento para a 16ª Taça Rota K (2022)

A Rota K está a promover para o corrente ano de 2023, um evento denominado 16ª Taça Rota K que é referente ao ano anterior. Para tal, apresentamos o regulamento específico, o qual todos os participantes, pelo facto de se terem inscrito, deverão comprometer-se a cumprir. Há imagem dos anteriores anos, este evento, continua a homenagear a memória de Carlos Pires. Piloto da equipa SkyFall, que participou e venceu os 11º e 12º Troféus Nacional Kart.

Generalidades

  1. A Taça segue os pontos do regulamento geral Nacional Kart incluído no Anuário 2021 / 2022. É no entanto, um evento que tem moldes muito “pouco habituais”, sendo assim único.
  2. A 16ª Taça Rota K, será efetuada no “KIP” Kartódromo de Palmela, pelas 14h00 do dia 7 de Janeiro de 2023 e tem o custo de 85€ por equipa [a transferir para o nib: 0036.0098.9910 0004 252.62 (Paulo Alexandre Campos)].
  3. A 16ª Taça será limitada a 26 equipas e está aberta a todos os pilotos que queiram participar. As equipas presentes nos eventos de 2022, terão prioridade em relação às demais até ao dia 30 de Dezembro de 2022.
  4. A 16ª Taça Rota K, segue os seguintes moldes:

4.1 – No dia 5 de Janeiro de 2023, serão efetuados em direto no Facebook da Nacional Kart, os sorteios que ditarão a grelha da 1ª corrida. Os karts que as equipas utilizarão em todas as provas, será sorteado no dia da prova. Todas as equipas, terão de se apresentar a partir das 13h30 do dia da prova, para assistirem ao brifingue.

4.2 – Serão efetuadas 3 corridas de 15 min. cada com os karts RIMO de 270 cc.

4.3 – A formação da 1ª grelha de partida, será encontrada por sorteio.

4.4 – A formação da 2ª grelha de partida, será a inversa da 1ª grelha.

4.5 –  A formação da 3ª grelha será o resultado do somatório das 2 provas anteriores.

  • No fim desta seleção, será efetuada uma prova final com os Sodi 390cc.

5.1 – Esta final, terá 5 min de treinos cronometrados e 15 minutos de corrida.

  • Não há paragens obrigatórias durante as provas. No caso das equipas terem vários pilotos, será da responsável da mesma, a decisão de quem corre e onde.
  • Os pilotos serão todos pesados antes de entrarem na pista e terão de ter o peso de 82 Kg.
  • Após cada corrida, os karts serão trocados pelos anteriormente sorteados, tendo cada equipa a garantia de que, não voltará a correr com o mesmo kart.
  • Não há troca de karts, a não ser por decisão do grupo de comissários. Não é também permitida, qualquer alteração do kart (incluindo ajustamento de pressões de pneus).
  • Será utilizado, o sentido habitual na 1ª e 2ª provas e nas seguintes, o sentido será contrário.
  • O Kartódromo será responsável pelo fornecimento dos karts. Os karts que terminem a corrida, serão os que estarão na partida para a próxima. Só no caso de avaria grave, poderão ser trocados pelo pessoal do Kartódromo.
  • Cada equipa poderá ser composta por um ou dois pilotos.
  • O vencedor da 16ª Taça Rota K, será a equipa que amealhar mais pontos nas 4 corridas. Para desempate, conta: o melhor resultado obtido, ou no caso de persistir, a melhor volta da última corrida.

Ponto Único

  1. Eventuais casos omissos ou dúvidas suscitadas na interpretação do presente regulamento, serão analisadas e decididas pela Rota K, sem direito a recurso.

Troféu Carlos “SkyFall” Pires Continuaremos a homenagear ao nosso saudoso colega Carlos Pires (1992-2016). A Rota K irá premiar o piloto mais rápido e regular da Taça. Para isso irá seguir o regulamento do Henrique Gonçalves em todas as quatro provas do evento, pontuando todos os cinco pilotos mais rápidos de cada uma.

Esta entrada foi publicada em 16ª Taça Rota K (2022). ligação permanente.