Resultado da 14ª Taça Rota K (2020)

Kartódromo de Palmela ( 270 c.c. e 390 c.c.)

14ª Edição da Taça Rota K (2020)

Boa afluência para época de “restrição”

Em pleno “auge” de pandemia, lá conseguimos “uma janela” de esperança e assim, realizar esta prova no dia e horários planeados. Com uma certa apreensão, o tempo que fez antes da prova, não ajudou muito a inscrição de equipas, mas, mesmo assim, foram vinte e sete as que responderam ao nosso desafio e às quais, agradecemos imenso a sua participação.

Mantendo a ideia de “evento totalmente diferente” do que é habitual, esta competição continua a manter o princípio de “suspense” até à bandeirada final da última prova. Isto porque, nenhuma equipa tem “à partida”, nenhuma vantagem sobre as outras, pois as posições nas grelhas de partida, não são encontradas por mérito, mas sim aleatoriamente, o que leva as equipas a “terem de fazer por si”.

Após o sorteio da 1ª grelha de partida, as equipas rodaram durante cinco minutos na pista, altura onde tiveram oportunidade de verificarem os pesos e fazerem pequenos ajustes na sua estratégia de equipa.

1ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

Luta até ao fim entre a BLG Sport e SM Power Team.

Assim sendo, as equipas partiram para esta primeira prova, com a seguinte ordem: Fox JR, Apex Teaqm, Corsa GS Racing, C P A K, Dream Circuit MotorSport, BLG Sport, Beitaça Racing, Ana cabeleireiros Sacavém, Karters Team, Reis MotorSport, Galgo MotorSport, Larghetto, Sobe Corretores, SM Power, FitCarcavelos, JRS Team Kart, A-Team, Team Cruz, Kart old School Racing, Senna Sem Stress,Compatible Numbers, Matrix, Road Runners by Caga Tacos, Carapaus de Corrida, Os Kartugas, Galgo MotorSport II e Miguel Silva que, embora partisse de ultimo, sabia que tinha garantida a partida da Pole, para a prova seguinte, pois a grelha da segunda prova, seria a inversa desta.

A BLG Sport, conseguiu impor-se logo na primeira prova, terminando com a SM Power bem “colada” a si.

Após ser dada a partida, logos as equipas “tidas” como mais competitivas, tentavam rapidamente chegar ao topo da classificação. No entanto, as que partiram dos lugares da frente, estavam bastante relutantes em se deixar ultrapassar, o que gerou uma grande dificuldade para as equipas, se “desembaraçarem” do grupo que compunha das décimas até às vigésimas classificadas. Esse seria aliás, o grupo onde se aplicaram mais penalizações de comportamento. No fim, a BLG Sport, conseguiu superar-se à SM Power por apenas 0,171s, deixando a Karters Team a perto de dois segundos. Realce para a prestação da Apex Team, da JRS Team Kart e da Team Cruz que fizeram umas recuperações incríveis e também da Compatible Numbers, a ter uma prova cheia de “azares”.

1º BLG Sport, 2º SM Power Team e 3º Karters Team

Tempos: Race * Laps

2ª Prova, Circuito KIP (A) (Rimo Evo 6 270 cc)

Miguel Silva, do início ao fim em primeiro.

Tendo partido da última posição na primeira prova, Miguel Silva sabia que desta, iria partir da primeira. Logo, aproveitou a sua oportunidade, conseguindo fugir aos seus adversários, que se “digladiavam” mais atrás. Assim, não foi de admirar que chegasse a ter uma vantagem de sete segundos. Perto do fim, deu-se ao “luxo” de “levantar o pé”, mantendo mesmo assim, uma vantagem confortável para a FitCarcavelos e a SM Power.

Miguel Silva, aproveitou bem a sua “Pole” e as “batalhas” que se desenrolaram atrás de si.

Excelente a prova da Senna Sem Stress e da Compatible Numbers, a compensarem um pouco a desilusão da prova anterior. Boa prestação da Kart old School Racing e da Galgo MotorSport em contraste com a Dream Circuit MotorSport que sofreriam demasiadas penalizações. Contas feitas e avançávamos para a última prova do dia. A grelha seria formada pela classificação atual e disputada em sentido contrário e com os Sodi GT4R de 390 cc.  

2º Miguel Silva, 2º FitCarcavelos e 3º SM Power Team

Tempos: Race * Laps

3ª Prova, Circuito KIP (B) (Sodi GT4R 390 CC)

A persistência compensa, FitCarcavelos vence a 14ª edição da Taça Rota K.

Pontuações feitas e alinhou-se a grelha para a ultima prova do dia. Na frente, partiria a SM Power com uma margem de dois pontos para a FitCarcavelos. A um ponto da anterior, a BLG Sport, estava na luta e com dois pontos de vantagem para Miguel Silva que por sua vez, tinha apenas um ponto de vantagem para a Karters Team. Já a onze pontos de distancia, a Kartugas partiria da sexta posição na frente da Apex Team, da Kart old School Racing, JRS Team Kart e da Senna Sem Stress que fechava assim o lote dos dez primeiros.

A corrida, foi épica, logo de inicio, quatro equipas se destacaram, com a SM Power a dominar a primeira parte da prova e com a companhia bem próxima da BLG Sport, FitCarcavelos e Miguel Silva. Mais para trás, o panorama habitual, com muitas lutas, para se “livrarem” dos adversários e se chegarem na frente. Como é habitual, as paragens para troca de pilotos, acabou por ser decisiva, com Miguel Silva a perder o contacto com as três equipas na sua frente e com a SM Power a “ter que fazer pela vida”, já que a BLG Sport e a FitCarcavelos, implementavam um andamento extremamente forte. A poucas voltas do fim, a FitCarcavelos assumiria a primeira posição e passaria todo o resto da prova a defender-se com “unhas e dentes” das “investidas” da BLG Sport. A diferença final entre as duas, foi de 0,247s e coroaria a FitCarcavelos como a vencedora desta 14ª edição (algo que já lhe tinha escapado por duas vezes). Após a “contabilidade ser organizada”, a FitCarcavelos obteve 121 pontos, o que a consagrou como vencedora desta 14ª edição da Taça Rota K.A SM Power, ficaria a dois pontos, seguida da BLG Sport (118 Pontos), Miguel Silva (112 Pontos) e Karters Team com 107 Pontos.

Uma das provas mais ambicionadas pela FitCarcavelos, foi desta vez conquistada. Depois de um 2º lugar em 2016 e de um 3º em 2017, em 2020 Diogo Topa não deixou fugir este troféu.
Diogo Topa da FitCarcavelos, ganhou tudo neste dia 12 de Dezembro.

Os Kartugas seriam o sexto (97 Pontos), seguidos da Apex Team (95 Pontos), JRS Team Kart (94 Pontos), Senna Sem Stress (93 Pontos) e a Kart old School Racing, fecharia o “top ten” com 90 pontos. A Road Runners by Caga Tacos seria décima primeira (87 Pontos), seguida das: Galgo MotorSport II (84 Pontos), Fox JR (83 Pontos), Galgo MotorSport (83 Pontos), Larghetto (80 Pontos), Ana Cabeleireiros Sacavém (76 Pontos), C P A K (75 Pontos), Sobe Corretores (73 Pontos), Compatible Numbers (69 Pontos), Team Cruz (65 Pontos), Reis MotorSport (63 Pontos), Dream Circuit MotorSport (58 Pontos), Corsa GS Racing Team (57 Pontos), Beitaça Racing Team (54 Pontos), Matrix (54 Pontos), Carapaus de Corrida (52 Pontos) e a A-Team fecharia o lote dos vinte e sete classificados com 46 pontos.

1º FitCarcavelos, 2º BLG Sport e 3º SM Power Team

Tempos: Race * Laps

No final: 1º FitCarcavelos (121 Pontos), 2º SM Power Team (119 Pontos) e 3º BLG Sport (118 Pontos).

Quadro da Classificação final: Quadro

Esta entrada foi publicada em 14ª Taça Rota K. ligação permanente.