16ª Prova – Carregado – Circuito Campera Karting (A)

AJ Evolution Team, os senhores das segundas corridas.

16ª prova

Pela antepenúltima vez este ano, trocaram-se os Karts e as prestações também. No entanto, convém realçar que neste caso, foi muito óbvio o comportamento dos pneumáticos, porque os karts tiveram comportamentos muito diferenciados entre a 15ª prova e esta.

Ou seja, Karts que “aparentemente” nada fizeram na 15ª prova, após trocados para a 16ª, funcionaram maravilhosamente. Ouve mesmo o caso de uma equipa (que falaremos mais à frente) que após uma prestação “desastrosa” na 15ª prova, conseguiu um lugar de destaque na 16ª.

Luis Chambel parece dizer... "este já anda."... Piada. Augusto Correia disse o mesmo do kart com que Luis correu na 1ª manga.

Mas comecemos pelo princípio, partindo da 1ª posição, Gonçalo Peres (cineteka.com), não conseguiu aguentar essa posição e logo foi passado por Pedro Gregório (Liztrêz 2) e Miguel Boucinha (GDBP). Este por sua vez, parecia ir dominar a prova mas, quando se apercebeu, foi passado por um “endiabrado” João Saramago (AJ Evolution Team) que partindo da 5ª posição, mostrava-se como um dos mais rápidos em pista.

João Saramago da AJ Evolution Team (8), dominou a 1ª parte da prova. Miguel Boucinha (24) bem tentou (em vão) acompanhá-lo.

Mais atrás, “estalava” a confusão e isto porque, vindo da 10ª posição, Augusto Correia (Maranello), rapidamente se apercebeu que este kart lhe assentava como uma luva e toca de tentar não perder tempo a chegar à frente. Não foi de estranhar que na 3ª curva, tenha “queimado” a travagem e entre outros, atirou com Pedro Reis (Karters Team) para último lugar. Aproveitando muito bem esta situação, Luis Chambel (Os Metralhas) conseguiu manter-se na “peugada” dos 4 primeiros, deixando Ruben Costa (Paulo & Nelson Racing Team) entregue a Augusto Correia. Embora não estivesse nada contente com o facto de manter o mesmo kart da 15ª prova, Ruben Costa sentiu que algo tinha mudado no mesmo, o que lhe permitiu manter-se na perseguição dos primeiros.

Mais atrás a “luta” era renhida, mas Nuno Serrão (BS), veria a sua prestação coroada com a melhor volta da prova no embate directo com João Vasconcelos (Team PJ), Fabio Costa (CORTEAM Junior Racing), Ricardo Linhares (CORTEAM) e Diogo Sustelo (Imporgo), que teve nesta prova um comportamento mais calmo e com melhor andamento.

Com as trocas de pilotos e com uma aproximação clara do 2º pelotão ao primeiro, Ruben Costa resolveu também atrasar a sua paragem na box e assim saiu na frente de Paulo Patricio (Karters Team) que por sua vez, tinha suplantado Pedro Gregório nas mesmas.

Assim sendo, André Caiado (AJ Evolution Team) dominava, com Augusto Correia colado a ele, mas como este não se dignou a parar nas boxes, a respectiva penalização levou-o para o fundo da tabela. A luta pela 2ª posição continuava ao rubro e eram vários os pretendentes, Ruben Costa, Pedro Gregório e Paulo Patricio a que se juntaram, Luis Mendes (BS), João Faria (Os Metralhas), Gonçalo Peres (cineteka.com), Ricardo Tasso (GDBP) e estas 7 equipas, acabariam a prova com 4,383s entre eles.

Correndo com o mesmo Kart com que disputou a 15ª prova, Ruben Costa (6) conseguiu levar a sua Paulo & Nelson Racing Team à 2ª posição.

De realçar que Ruben Costa fez esta corrida com o Kart com que tinha terminado a 15ª prova em 9º lugar, ainda a excelente ponta inicial dos Kartolas que não resultou num grande final (10º lugar), da má prova da DAVILAR (11º) e para finalizar o comentário de Gustav Nilsson (Nóstravamos)… “estes caras andam bem.”

Na 16ª prova: 1ºAJ Evolution Team, 2º Paulo & Nelson Racing Team e 3º Liztrêz 2.

Tempos da 16ª prova

Esta entrada foi publicada em 14º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.