Resultado da 10ª Taça Rota K (2016)

taca_2016_210ª Edição da Taça Rota K (2016)

Mau tempo, condiciona prova e leva ¼ das equipas inscritas a não comparecer.

Bem diferente do ano anterior, onde esteve um sol radioso, esta 10ª festa do Karting da Nacional Kart, foi bastante condicionada por um tempo que não convidava em nada, a pratica de Karting.

Choveu copiosamente desde a 5 horas da manhã e, para quem se deslocava de Lisboa para Palmela, a situação avizinhava-se bastante arriscada, pois não se sabia se haveria ou não prova. No entanto, à hora de começar o evento, as treze equipas presentes, não pareciam nada incomodadas com as constantes “cargas de água” que caiam na pista. Assim sendo, vai um grande agradecimento às mesmas pela sua presença, paciência e resiliência à situação tão adversa.

Formação da grelha de partida para a 1ª prova desta prova. Veria a ser uma premonição do resultado final.

1ª Prova, Circuito KIP (A)

… Azar da Friends Karting Team, dá vitória à R’Aces…  

Após cinco minutos de treinos livres, quase premonitoriamente, a grelha sorteada fazia a Paint in Time partir da frente da prova e com um piso extremamente escorregadio, rapidamente as posições começaram a sofrer alterações.

Animação “quanto baste” na frente, mostrou uma Karters Team (36), bastante empenhada. Infelizmente, uma penalização na altura das trocas, poria fim à esperança de um bom resultado.

Com um piso tão mau, esperava-se um melhor resultado por parte da MadSpeed. Até porque no passado, os resultados tinham sido excelentes.

Partindo da quinta posição, a Karters Team rapidamente se chegou ao primeiro, levando a FitCarcavelos, R’Aces, Os primos, Lt Karting Team e principalmente a Friends Karting Team atrás de si. Quanto a esta ultima, embora partisse da 9ª posição, não demorou muito a pressionar o primeiro e ainda menos a passar e ir embora, num ritmo completamente diferente dos demais. Infelizmente para a Friends Karting Team, a passagem da sexta volta marcaria a decisão de toda esta primeira corrida, pois veriam o seu kart perder a correia de transmissão e consequentemente perder a prova.

Quando dominava a seu “belo prazer”, a FKT (Friends Karting Team), viu a correia de transmissão “saltar” e a troca de kart empenhou definitivamente o resultado.

Após as trocas obrigatórias, outra situação bastante complicada penalizaria nada mais nada menos que cinco equipas. Assim sendo, a Sem Stress, JRS Team Racing, Larghetto, Karters Team e FitCarcavelos, veriam as suas posições ameaçadas ao lhes ser aplicada uma penalização por entrarem nas boxes fora de tempo. No fim, a R’Aces conseguiria manter-se na frente da Paint in Time enquanto a Karters Team conseguiria manter-se no Pódio. Excelente prova da LT Karting Team a conseguir ficar na frente da FitCarcavelos e da também excelente MadSpeed, a conseguir levar o seu kart à sexta posição final.

1ª Prova: 1º R’Aces (15 voltas), 2º Paint in Time (+ 3,779s) e 3º Karters Team (+ 27,840s)

10-Taca- Corrida 1 – RaceReduced * 10-Taca-Corrida 1 – Laptimes

2ª Prova, Circuito KIP (A)

… Azar da R’Aces, dá vitória à última equipa da grelha “Paint in Time”…  

Com os três lugares iniciais, ocupados pelas equipas do 13º Troféu, avizinhava-se uma prova bem diferente da anterior. Isto porque a chuva persistente desde a madrugada, tinha feito uma pausa, mas após a partida, rapidamente se verificou que “foi sol de pouca dura”. A chuva voltava e com ela os “slides”, beneficiando assim, os mais habituados a competir com tais condições, não sendo de admirar que a R’Aces fizesse a primeira passagem, já com um bom “avanço” sobre a Primos Racing. Esta por sua vez, era perseguida pelas excelentes prestações da LT Racing Team, Karters Team, Paint in Time e FitCarcavelos que embora partissem das quatro ultimas posições, só precisaram de uma volta para se chegarem à frente.

Os três primeiros lugares da grelha da 2ª prova, foram ocupados por pilotos do 13º Troféu.

Desta vez, a abertura de boxes para trocas de pilotos foi “escrupulosamente” cumprida e não se verificaram quaisquer penalizações. Enquanto na frente da prova, a R’Aces continuava a dilatar a sua vantagem para a Paint in Time, atrás, a Sem Stress conseguia finalmente sair da cauda do pelotão por troca com a Larghetto. Ao contrário dos anos anteriores, a JRS Team Racing, parecia não estar a ter muito êxito nesta participação, enquanto a LT Karting Team, pelo contrario, voltava a estar em evidencia e desta vez, acompanhada pela ElectroSorraia.

A Larghetto (10), conseguiu manter um andamento bastante estável. Para a Sem Stress (34), a dificuldade em se adaptar ao piso, acabaria por ditar o resultado final.

Novo “golpe de azar”. Quando dominava a prova, a R’Aces viu acontecer-lhes a mesma história da FKT na prova anterior. Ficaram sem correia de transmissão e foram “catapultados” para as ultimas posições.

À passagem da volta nº 13, um novo golpe de teatro, voltava a penalizar a líder da prova. Mais uma vez, a líder da prova (R’Aces), ver-se-ia na obrigação de correr até ao Kart de substituição, deixando a liderança para a equipa que partira do ultimo lugar. A Paint in Time, conseguiria assim vencer esta segunda corrida, ficando com a Karters Team e a FitCarcavelos atrás de si. A Friends Karting Team ficaria com o quarto posto final enquanto os Kartugas, há imagem da JRS Team Racing, continuavam a não se entender com a pista bastante molhada.

2ª Prova: 1º Paint in Time (15 voltas), 2º Karters Team (+ 8,191s) e 3º FitCarcavelos (+ 23,872s)

10-Taca-Corrida 2 – RaceReduced * 10-Taca- Corrida 2 – Laptimes

3ª Prova, Circuito KIP (A)

… Paint in Time, repete êxito de 2013 e vence a 10ª edição da Taça Rota K.  

Com os três primeiros afastados por 9 pontos, e com tantos azares na frente, ninguém se arriscava a fazer previsões para esta ultima prova do dia. Partindo da frente, a Paint in Time, ficou desde logo responsável por marcar o ritmo inicial da prova. No entanto, foi a Friends Karting Team, que partindo da oitava posição, rapidamente se encostou e passou para a liderança. Mais atrás, a FitCarcavelos tentava manter o contacto com a frente mas há sua imagem, tanto a R’Aces, como a Karters Team, começariam a perder terreno para as duas posições da frente.

A alternância entre sol e chuva, dificultou a vida à maioria dos pilotos. Tanto a JRS Team Racing, como a Kartugas, sentiram bastantes dificuldades para se entenderem com o piso.

A TL Karting Team (27), tornou a dar muito boa conta de si. Numa prova repleta de “tubarões”, Jorge Tuna mostrou um andamento muito bom e constante.

A Primos Racing, conseguiria superar a LT Karting Team, sendo imitada pela ElectroSorraia e seguidas pelas MadSpeed, JRS Team Racing, Larghetto, Sem Stress e pela Kartugas que fechava assim o já bastante espaçado pelotão.

Após novas trocas de pilotos sem problemas, a Friends Karting Team, mantinha-se de “pedra e cal” no comando da prova enquanto mais atrás, a Paint in Time começava a antever a vitória, entrando assim num “esquema” de “poupança de material”. Atrás dela, a FitCarcavelos e a R’Aces mantinham-se na luta pelos lugares do pódio mas o azar, bateria à porta daquela que mais hipóteses tinha de fazer frente à Paint in Time. Assim sendo, a Karters Team seria também bafejada pelo azar de partir a corria de transmissão, arrumando com todas as suas aspirações. Quanto à LT Karting Team, manteve com a Primos Racing, uma luta bastante empolgante durante toda a prova. De igual forma, a JRS Team Racing e a MadSpeed, só no final poderiam afirmar quem ficava na frente de quem.

Se na frente, tudo parecia decidido, a atribuição dos dois seguintes lugares, estava em aberto. Desta vez, o azar bateria à porta de Karters Team (15).

3ª Prova: 1º Friends Karting Team (16 voltas), 2º Paint in Time (+ 27,306s) e 3º FitCarcavelos (+ 37,363s)

10-Taca-Corrida 3 – RaceReduced * 10-Taca-Corrida 3 – Laptimes

Contas feitas, a Paint in Time seria a grande vencedora da 10ª edição da Taça Rota K, repetindo assim a vitória de 2013 e também os pontos de 2015 (125 pts.). O segundo posto, ficaria para a excelente prestação da  FitCarcavelos (114 Pts.) e o terceiro para a R’Aces (110 Pts.). O 4º e 5º lugar acabariam empatados com 109 Pts., e o factor de desempate daria prioridade à FKT (Friends Karting Team). A LT Karting Team, ficaria assim num excelente quinto lugar, relegando a Karters Team para a sexta posição com 108 Pts. A Primos Racing, terminaria no sétimo lugar (102 Pts), sendo seguida pela ElectroSorraia e MadSpeed, ambas com 100 Pts. Bastante longe do que nos habituaram este ano, Os Kartugas obteriam 97 Pts, terminando assim em 10º lugar, ficando a JRS Team Racing com o 11º (94 Pts) e a Sem Stress com o 12º (90 Pts). A Larghetto, fechava assim o lote das treze equipas participantes com 86 Pts.

Pódio com os três primeiros lugares. A Paint In Time, repetiu o feito de 2013.

Tabela_Taça_Resultado_Final

Taça Carlos “Skyfall” Pires Circuito KIP (A)

… Ruben Conceição confirma o estatuto de melhor piloto da Nacional Kart em 2016.

Homenageando o nosso colega e amigo Carlos Pires (que nos deixou em Setembro deste ano, este Troféu inserido na Taça, visa a atribuição do título ao piloto mais regular durante este evento único. Desde logo, este evento foi marcado por um andamento muito condicionado, pois o piso extremamente escorregadio, levou ao de cima, uma habilidade inerente de alguns dos participantes, não sendo assim de estranhar, tão poucos nomes inseridos na tabela classificativa.

Rúben Conceição (22), confirmou aqui, o “estatuto” de “melhor piloto NK 2016. Batendo o experiente André Caiado (2) que no entanto seria o mais rápido das duas provas onde participou.

Provando mais uma vez, o estatuto ganho no 19º Campeonato da Nacional Kart, Ruben Conceição pontuou em todas as três provas e amealhou os 11 pontos necessários para se sagrar vencedor deste recente troféu. Para André Caiado, o facto de não participar na segunda prova, condicionou (e de que maneira) as esperanças que poderia depositar neste.

Começam a ser “desesperantes” os demasiados “golpes de azar” de Miguel Patrício. Chegar à ultima prova, com hipóteses de ganhar a Taça, respectivo Troféu Carlos Pires e perder tudo, é demasiado para tão bom piloto.

No entanto, sempre que participou, amealhou nota máxima, terminando assim com 10 pontos. Também neste particular, Miguel Patrício não foi acompanhado pela sorte, pois à partida da terceira prova, estava com Ruben e Tiago Teixeira empatado em pontos. Foi no entanto, há imagem do vencedor, o único a conseguir pontuar nas três provas (8 Pts.). Em branco na ultima prova, Tiago Teixeira ficaria em 4º lugar, sendo seguido por Diogo Topa (4 Pts.) e por Ruben Costa (3 Pts.).

Tabela_Taça_TCP

*** Os Resistentes ***

 

 

Esta entrada foi publicada em 10ª Taça Rota K (2016). ligação permanente.