7ª Prova do 15º Campeonato Nacional Kart

Kartódromo de Palmela [Circuito KIP (A)]

… Três provas numa só corrida.

Com a possibilidade de participação de 34 equipas numa só prova e com a impossibilidade de se interromper o Campeonato para trocar de karts, resolvemos repetir o “esquema” adoptado em 2007 no Bombarral e juntar o Troféu e Campeonato numa só prova. Assim sendo, os participantes do 15º Campeonato, veriam as suas habituais 2 provas de 30 minutos, serem substituídas por uma de uma hora onde, aos 30 minutos, a classificação seria retirada e continuava a prova (estilo meta volante). Assim sendo, a gestão de boxes por parte das equipas foi muito exigente, levando a que as equipas se vissem obrigadas a 3 paragens durante a corrida. A classificação geral, seria no fim separada em 15º Campeonato e 9º Troféu.

Com o juntar dos dois eventos, o nº de karts em prova, cresceu bastante.

Com uns treinos bastante renhidos, coube novamente à BS a honra de partir da frente, no entanto a surpresa estava reservada para a sua companheira de grelha. Praticamente a “correr em casa”, Os Kartolas conseguiram atingir a 2ª posição da grelha, partindo assim da frente, pela 1ª vez. A Paulo & Nelson, ocupou a 3ª posição frente à AJM II Informática que foi apenas 0,005s, mais lenta que a colega de grelha.

Preparação para a formação da grelha de partida.

A 3ª linha de partida foi ocupada pela cineteka.com e pela Karters Team, enquanto atrás delas a Low Guear Racing Team dividia a 4ª grelha com a RATM (desta vez muito melhor). A péssima posição da GDCT Unicre (12º) acabou por ser explicada pelo facto de os pilotos se terem enganado na equipa e feito os treinos com o kart da colega GDCT Unicre 2 (participante no Troféu).

Treinos: 1º B S (1.04.847s.), 2º Kartolas (1.04.917s.) e 3º Paulo & Nelson Racing Team (1.05.192s.)

Nacional Kart Treinos 

Pedro Peres (cineteka.com) repete vitória ao fim de 11 anos e 7 meses.

7ª prova

Com os Karts do Campeonato a partir da frente e os do Troféu de trás (separados por 4 metros), Nuno Serrão (BS), manteve-se na frente de Fábio Santos (AJM II Informática), mas seria António Pires (Low Gear Racing Team) que surpreendendo toda a gente na 1ª volta, aparecia na 3ª posição na frente de Humberto Conceição (Kartolas), Pedro Peres (cineteka.com) e João Vasconcelos (Team PJ). Miguel Patricio (Karters Team), bem tentava acompanhar os primeiros, mas rapidamente concluiu que tal se adivinhava muito difícil. Diogo Sustelo (Imporgo) e Diogo Constante (RATM), entretinham-se na discussão de posição enquanto Francisco Sousa (GDCT Unicre), tentava recuperar da péssima posição na partida.

Final da 1ª volta, com uma excelente partida, a Low Gear Racing Team (2) tenta surpreender A AJM II Informática (1).

Com a abertura das boxes para troca de pilotos, Fabio Santos não viu a tempo as indicações do colega e assim sendo, entrou nas mesmas quando o tempo já estava há bastante “ultrapassado”. Também a GDCT Unicre, caiu na mesma “armadilha”, excedendo-o ainda mais que a AJM II Informática, foi uma péssima noticia para Francisco Sousa que tão boa recuperação fizera.

Aos 30 minutos de prova, Pedro Peres veria à sua cineteka.com, ser atribuída a vitória desta prova, enquanto que para a AJM II Informatica, a penalização de 10 segundos os empurrariam para o 4º lugar. A Low Gear Team acabaria na 5ª posição enquanto que para Fábio Costa (Paulo & Nelson Racing Team), as dificuldades sentidas no inicio da corrida, acabariam por ditar o resultado na mesma.

Incrivelmente, Pedro Peres regressa às vitórias mais de uma década depois de ter ganho pela 1ª vez.

Após uma boa prova em Leiria, Cláudio Almeida (Ninja Team) nunca se conseguiu afastar dos últimos lugares, acabando mesmo por ter de “discutir” posições com os participantes do Troféu.

Na 7ª prova: 1º cineteka.com, 2º Team PJ e 3º Kartolas.

7ª prova

Esta entrada foi publicada em 15º Campeonato Nacional Kart. ligação permanente.